A entrevista de emprego é um fator que deve ser considerado como uma apresentação do currículo do candidato, já que muitas pessoas consideram a entrevista de emprego como um julgamento pessoal.
É relevante para o candidato que modifique o conceito da entrevista de emprego para que não se deixe dominar pelo nervosismo causado por se colocar numa situação de avaliação. Para isso, é importante adquirir autoconhecimento profissional e adotar uma postura assertiva durante o processo de recrutamento e seleção.
O autoconhecimento profissional está diretamente ligado a sua trajetória, por isso, analise o seu próprio currículo e pense sobre situações concretas que possam corroborar os seus valores profissionais.
Por exemplo, você pode levar para a entrevista de emprego situações que amparem a sua criatividade; facilidade analítica; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; gerenciamento de vendas; construção do relacionamento com o cliente, dentre outros aspectos que façam jus ao seu objetivo e perfil profissional.
Entretanto, você deve equilibrar as informações falando sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva. Sendo assim, é importante que o candidato aponte uma solução para cada defeito definido como uma característica profissional. Por exemplo, você pode falar que é uma pessoa tímida, porém, deseja realizar um curso de comunicação para se sentir mais à vontade ao ministrar treinamentos e palestras.
Além dos fatores relevantes da sua narrativa, o candidato deve adotar uma postura positiva. Entretanto, essa postura precisa ser natural. Sendo assim, tenha atenção plena para que você não bloqueie a comunicação por meio dos seus gestos.
É aconselhável que o candidato evite cruzar braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; não deixe objetos em seu colo; trabalhe a sua respiração; evite atrasos; caso participe de uma entrevista de emprego em grupo, tenha cuidado para não interromper os demais participantes.
Além disso, em qualquer situação, não deixe a sua narrativa muito cansativa. Certamente, essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos de grande valia para o sucesso do candidato durante a entrevista de emprego. Portanto, é aconselhável para o candidato que faça as devidas adaptações e não fique aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.