A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento importante para o candidato. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que destaquem os seus pontos fortes e direcione de forma resolutiva os seus pontos fracos.
O nervosismo do candidato é compreensível durante a entrevista de emprego. Contudo, quando o candidato permite ser dominado pela ansiedade, ele pode adotar uma postura de autossabotagem, fazendo com que o profissional de recrutamento e seleção não consiga avaliá-lo de maneira genuína.
Analisar o seu próprio currículo de maneira estratégica pode ser uma forma resolutiva de direcionar a sua trajetória; já que poderá destacar organicamente os pontos atrativos do seu documento profissional.
Fale sobre situações vivenciadas de modo sucinto e objetivo. Destaque sua produtividade; facilidade para lidar com pessoas; comprometimento com metas; capacidade analítica; gestão de projetos; acompanhamento de processos; condução de reuniões; elaboração de treinamentos; controles internos, dentre outros pontos que sejam relevantes ao seu perfil profissional.
Quando for questionado sobre seus pontos fracos, apresente soluções para cada apontamento negativo que fizer. Por exemplo, é possível que destaque que se conceitua como uma pessoa tímida, no entanto, é relevante que informe que deseja expandir a sua comunicação, realizando um curso de teatro.
Dessa forma, estará apresentando uma solução de forma natural para uma situação que pode ser negativa no mercado de trabalho. Da mesma maneira, é possível informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema dentro de sua área de atuação. Contudo, é necessário destacar que já está realizando cotações com instituições específicas para agregar esse conhecimento.
O seu comportamento precisa amparar a sua narrativa. Por isso, é relevante que tenha atenção aos seus gestos e controle o seu tom de voz. Sendo assim, não cruze braços e pernas; não deixe bolsas no colo; fale de maneira tranquila; tenha cuidado para não interromper o entrevistador e mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo.
Caso seja possível, chegue ao local da entrevista com um pouco de antecedência e trabalhe a sua respiração. Além disso, seja assertivo nas suas respostas e não interrompa os demais participantes, se for o caso. Dessa forma, o candidato estará se colocando positivamente e tornando genuína a avaliação feita pelo profissional de seleção; ao passo que também pode avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação deve ser feita por ambas as partes.