A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade relevante para destacar positivamente o seu perfil, considerando que muitos fatores constituem a avaliação feita pela profissional de recrutamento e seleção.
O candidato deve ter clareza sobre seus pontos fortes e deve destacar positivamente seus pontos fracos. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem seus pontos positivos de forma orgânica.
Fale sobre a sua capacidade para gerir equipes; lidar com conflitos; alcançar metas; elaborar treinamentos; implementar sistemas; dentre outros pontos que sejam importantes para a análise do seu perfil profissional.
Por outro lado, equilibre as informações durante a entrevista de emprego, falando sobre pontos que requerem melhorias e suas respectivas possibilidades. Por exemplo, ao falar que possui dificuldades para falar em público, é relevante destacar que deseja estudar teatro.
A postura do candidato também é multifatorial. Por isso, destaque seus pontos fortes e adote uma postura participativa. Assim sendo, não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; controle o tom da sua voz; evite atrasos; trabalhe a sua respiração; dentre outros aspectos.
É aconselhável que o candidato conheça a cultura da empresa através da análise de sua trajetória, missão, visão e valores. Visto que são pontos relevantes para analisar a compatibilidade dos objetivos envolvidos.
Além disso, conhecer a cultura da empresa é uma forma de direcionar o seu comportamento, já que poderá se comportar de acordo com uma cultura aberta ou mais tradicionalista.
Muitos fatores envolvem o resultado de uma entrevista de emprego; o mais importante é que o candidato não adote uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional em longo prazo, algo que pode acontecer quando o candidato se coloca negativamente no processo seletivo.
Sendo assim, faça adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial no processo seletivo. Pois, um excelente profissional na rotina de trabalho pode não ser um bom candidato.
Por isso, ter atenção plena ao seu comportamento e destacar positivamente a sua trajetória são fatores fundamentais para o direcionamento de sua postura. Portanto, adapte os pontos citados e não deixe o nervosismo e a ansiedade dominarem o seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.