A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento assertivo para o candidato. Por isso, é muito importante que direcione os seus gestos e a sua fala para construir uma narrativa objetiva.
O conceito da entrevista de emprego para o candidato deve ser sobre uma apresentação de sua trajetória através de uma conversa; já que o conceito de que a entrevista de emprego é uma espécie de julgamento, pode fazer com que o candidato adote uma postura de autossabotagem profissional. Por isso, é muito importante que você – enquanto candidato – tenha clareza da necessidade de direcionar os seus gestos e a sua fala dentro dessa dinâmica.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem os seus pontos fortes. Por exemplo, fale sobre a sua facilidade para construir a relação entre o cliente e a marca; gestão de pessoas; gestão de processos; planejamentos; capacidade analítica; controle de pautas de reuniões e agendas; implementações sistêmicas; otimização do fluxo operacional; condução de treinamentos; proatividade, dentre outros pontos que sejam relacionados a sua trajetória profissional.
Por outro lado, fale sobre seus defeitos de modo resolutivo e sucinto. Sendo assim, apresente uma situação e uma solução. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico, muito utilizado dentro da sua área de atuação. Entretanto, você deve informar que está em vias de realizar uma matrícula em uma instituição específica, pois você já realizou cotações.
É muito importante que a sua postura corrobore a sua narrativa. Sendo assim, evite atrasos; não deixe bolsas no seu colo; não cruze braços e pernas; evite gesticular excessivamente e mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego. Dessa forma, você estará direcionando o seu comportamento e corroborando sua narrativa organicamente.
Conhecer o site da organização também pode ser de grande valia para o candidato. Sendo assim, conheça a missão, visão e valores da empresa e saiba se direcionar, bem como, essa é uma forma de avaliar a viabilidade da contratação; haja vista, a necessidade de haver compatibilidade entre os valores e objetivos envolvidos.
Não menos importante, utilize o espaço cedido ao candidato no final do processo seletivo e faça perguntas relacionadas à vaga de forma ampla, considerando o plano de carreira, benefícios, horários, atividades etc.