A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade viável para direcionar o seu perfil de maneira objetiva, explorando o seu currículo.
Adotar uma postura positiva e direcionar a sua própria trajetória profissional pode ser o diferencial profissional do candidato. Por isso, a entrevista de emprego deve ser conceituada dessa forma para que não abdique de obter sucesso dentro do mercado atual.
Leve para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem seus pontos fortes, reforçando sua capacidade de alcançar metas; senso de urgência; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; direcionamento de equipes; gestão de pessoas; otimização de processos; atividade para construir o relacionamento entre a marca e o cliente; dentre outros aspectos que sejam importantes para a construção do seu perfil profissional.
Contorne os seus pontos fracos de maneira objetiva, apresentando soluções para cada situação negativa que levar para a entrevista de emprego. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja realizar algum curso que melhore a sua comunicação.
Adotar uma postura positiva pode ser um processo multifatorial. Por isso, a postura do candidato deve ser participativa, respeitando a sua personalidade. O mais importante é que não deixe os braços cruzados; não deixe bolsas no seu colo, se for possível; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
Além disso, é viável que o candidato evite atrasos e faça perguntas durante o processo seletivo para que possa avaliar a viabilidade da contratação. Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.
Conhecer a cultura da organização é um ponto muito importante para que o candidato possa direcionar o seu perfil durante a dinâmica da entrevista de emprego.
Sendo assim, analise o site da empresa e saiba quais são os seus valores e conheça a sua missão. Dessa forma, poderá analisar a viabilidade de prosseguir no processo seletivo dentro do seu objetivo profissional.
Além disso, conhecer a cultura da empresa pode ser uma forma indireta de se direcionar no mercado, considerando a diferença cultural entre uma empresa tradicional e uma empresa startup, por exemplo.