A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade importante para destacar a sua trajetória profissional. Por isso, é importante que o candidato se prepare, considerando o seu comportamento e o seu histórico.
O nervosismo durante uma situação de avaliação é um fator considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação, pode adotar uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional em longo prazo.
O direcionamento do candidato deve ser orgânico. Para isso, é necessário que trabalhe a sua respiração e estude – de maneira aprofundada – o seu currículo. Dessa forma, poderá levar situações concretas para a entrevista de emprego, amparando seus pontos fortes e direcionando seus pontos fracos.
É importante que o candidato fale sobre situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores de maneira simplificada, para que possa abranger – organicamente – seus pontos fortes. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; atendimento ao cliente; condução de reuniões; controles internos; capacidade analítica, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de modo resolutivo. Por exemplo, é possível que destaque a sua necessidade de estudar teatro, ao se colocar como uma pessoa tímida. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional, o que é um valor analisado de forma indireta durante o processo de recrutamento e seleção.
O seu comportamento deve acompanhar sua narrativa. Por isso, evite uma postura fechada através de alguns pontos relacionados à maneira como se dirige ao profissional de recrutamento e seleção.
Por exemplo, não cruze os braços e pernas; não deixe a bolsa no seu colo; mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; controle o seu tom de voz; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver lhe entrevistando; seja assertivo nas suas respostas; dentre outros aspectos relacionados a um comportamento ansioso.
Dessa forma, na condição de candidato, estará se colocando positivamente durante o processo seletivo, assim evitando que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção não seja genuína quanto ao seu perfil profissional. Portanto, adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial profissional.