A assertividade pode ser um diferencial profissional durante uma entrevista de emprego, considerando a urgência das empresas por profissionais resilientes e objetivos.
Na condição de candidato, é importante que você adote uma postura positiva e leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais, direcionando a sua trajetória até o momento.
Sendo assim, fale sobre situações que reforcem a sua capacidade analítica; proatividade; senso de urgência; facilidade para gerir pessoas, equipes, conflitos e processos; capacidade para direcionar a construção do relacionamento da empresa com o cliente; inovação; criatividade; implementação de projetos; mapeamento de processos; eliminação de etapas; dentre outros projetos resolutivos dos quais você tenha participado de forma direta ou indireta.
Além disso, é importante que você – na condição de candidato – fale sobre a sua carreira também apontando seus defeitos. Entretanto, é aconselhável que apresente uma solução. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema, por isso está realizando algumas cotações com empresas específicas; ou ainda, você pode relatar que possui dificuldades para falar em público, por isso pretende estudar teatro.
Sendo assim, além de construir a sua narrativa de maneira direcionada, você deve se comportar de forma correlata. Por isso, é importante que você adote uma postura positiva e evite um comportamento excessivamente negativo.
Por exemplo, não mantenha seus braços cruzados; tenha cuidado para não gesticular em excesso; não balance as pernas enquanto você constrói sua narrativa; trabalhe a sua respiração para que você possa controlar o seu tom de voz; procure manter o raciocínio durante a sua narrativa, considerando a ordem cronológica dos fatos. Ademais, é primordial que o candidato não interrompa o condutor da entrevista de emprego; o que pode acontecer em uma situação de extremo nervosismo.
Além dos fatores comportamentais do candidato, é aconselhável que estude a cultura da organização de forma direcionada. Sendo assim, conheça a missão da empresa, entenda a sua trajetória e seus valores. Dessa maneira, você estará pronto para poder lidar com os fatores não controláveis durante a entrevista, como algumas perguntas feitas em caráter de testes avaliativos.
Além disso, o conhecimento do candidato sobre a empresa também é uma maneira relevante de o próprio candidato analisar a viabilidade da contratação, visto que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.