Entrevista de emprego: crie um fluxo orgânico de autoconhecimento e postura profissional - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: crie um fluxo orgânico de autoconhecimento e postura profissional

Crie um fluxo orgânico de autoconhecimento e postura profissional durante a entrevista de emprego. Veja dicas adaptáveis!

Muitos fatores impactam o resultado de uma entrevista de emprego. Por isso, é primordial que o candidato direcione o seu comportamento para que consiga alcançar seu objetivo no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: crie um fluxo orgânico de autoconhecimento e postura profissional

A dinâmica do cenário econômico impacta o fluxo de contratação das empresas. Por isso, é importante que o candidato adote uma postura assertiva e objetiva para que possa mostrar para a empresa sua vontade de contribuir para as metas da gestão, bem como, cada vez mais, é necessário que o candidato demonstre ter resiliência e capacidade de agir sob pressão.

O seu diferencial competitivo profissional 

Uma postura assertiva pode ser o diferencial competitivo profissional para um excelente candidato; já que ao esconder o seu potencial você corre o risco de não alcançar uma vaga de emprego que seja relacionada ao seu perfil profissional, ficando aquém do seu potencial no mercado.

Adote uma postura positiva 

Por isso, é importante que – na condição de candidato – evite cruzar braços e pernas; tenha cuidado para não falar muito rapidamente; bem como é importante que também se atente para não interromper o entrevistador durante o processo seletivo.

Construa uma narrativa relevante

Além disso, gestos excessivos e narrativas inconstantes são sinais de ansiedade. Por isso, é importante que trabalhe sua respiração e adote uma postura participativa, porém, orgânica.

Apresente soluções para seus pontos fracos e reforce seus pontos fortes 

A sua narrativa deve ser construída com base nos fatos relevantes de sua carreira profissional. Sendo assim, fale sobre situações concretas que corroborem seus valores profissionais, ao passo que também deve falar sobre seus defeitos de maneira resolutiva.

Por exemplo, você pode citar que possui dificuldade de se colocar publicamente; o que pode atrapalhar para que você ministre uma palestra ou um treinamento. Porém, deve informar que pretende realizar um curso voltado para ampliar a sua comunicação e melhorar sua oratória. Além disso, é relevante que você leve situações que demonstrem a sua criatividade; senso de urgência; comprometimento com os resultados; facilidade de gestão de processos e de pessoas etc.

Autoconhecimento profissional e busca por melhorias contínuas

Dessa maneira, na condição de candidato, estará demonstrando para a empresa o seu preparado para que possa lidar com as diversas demandas do mercado atual, dentro de um fluxo de autoconhecimento profissional e busca por melhorias contínuas no que diz respeito ao seu conhecimentos, habilidades e competências. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?