Empregos

Entrevista de emprego: confira dicas para direcionar a sua postura

Considere a entrevista de emprego como uma oportunidade importante para o direcionamento de sua narrativa e de sua postura.

Entrevista de emprego: confira dicas para direcionar a sua postura

Para que a entrevista de emprego seja resolutiva é importante para o candidato considerá-la como uma oportunidade e não como um julgamento, já que esse conceito errôneo sobre a entrevista de emprego pode causar ansiedade excessiva e autossabotagem profissional. Ao considerar a entrevista de emprego como uma oportunidade, o candidato pode se preparar, considerando a sua narrativa através dos principais pontos do seu currículo.

Adote uma postura participativa

O seu comportamento também deve ser objetivo. Sendo assim, é importante que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo a entrevista; evite atrasos; não deixe objetos no seu colo; seja assertivo nas suas respostas; dentre outros pontos importantes para o direcionamento do seu comportamento.

Exemplifique situações anteriores de forma orgânica

Levar para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem seus pontos fortes é relevante dentro do processo seletivo. No entanto, esses exemplos devem ocorrer de maneira orgânica. Sendo assim, pode ser viável destacar a sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de processos; implementação de projetos.

Senso de urgência; produtividade; capacidade analítica; implementação de sistemas; validação de indicadores; controle de agendas; pauta de reuniões; elaboração de treinamento e desenvolvimento; campanhas motivacionais; construção do relacionamento da empresa com o cliente; dentre outros pontos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Seja resolutivo

Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar uma solução orgânica. Por exemplo, ao destacar que se entende como uma pessoa tímida, informe que pretende realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação.

Ou ainda, ao destacar que precisa se atualizar quanto a algum sistema utilizado na sua área profissional, destaque que está realizando cotações para agregar esse conhecimento. Dessa forma, o candidato estará sendo resolutivo e demonstrando autoconhecimento.

Tire suas dúvidas

Além dos pontos citados, é importante que o candidato não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Visto que, geralmente, é cedido o espaço ao final do processo seletivo para que o candidato faça perguntas.

Sendo viável questionar pontos relevantes sobre a vaga, a possibilidade de crescimento na empresa, a flexibilização de benefícios, entre outros aspectos importantes. Dessa forma, a contratação tende a ser o resultado de uma troca genuína e eficiente entre as partes envolvidas.