Entrevista de emprego: baseie sua narrativa em sua trajetória profissional e em suas competências
Entrevista de emprego: baseie sua narrativa em sua trajetória profissional e em suas competências. Veja dicas assertivas!
A entrevista de emprego é uma etapa relevante para o entrevistador, bem como, é uma maneira de você, na condição de candidato, se apresentar melhor pessoalmente.
Entrevista de emprego: baseie sua narrativa em sua trajetória profissional e em suas competências
Por isso, é muito importante que o candidato consiga direcionar o seu perfil para que os seus conhecimentos fiquem embasados dentro de sua experiência, de maneira que a avaliação do profissional de recrutamento e seleção seja assertiva.
Avaliação não é julgamento!
É comum que os candidatos fiquem nervosos em uma situação de avaliação. No entanto, é importante que você conceitue que a entrevista de emprego não é um julgamento; é apenas uma maneira de você se apresentar amplamente. Certamente, esse conceito é relevante para que você diminua a ansiedade e consiga desenvolver uma narrativa direcionada durante o processo seletivo.
Autoconhecimento profissional
Não é necessário que você tenha receio das perguntas que serão feitas durante a entrevista de emprego. Sabemos que algumas empresas fazem perguntas que parecem “pegadinhas”. No entanto, o conhecimento profissional e uma postura positiva irão direcionar o seu resultado no decorrer da entrevista de emprego, de forma que consiga responder a todas as questões de maneira assertiva.
Destaque suas contribuições em seus empregos anteriores
Sendo assim, é importante que você analise o seu próprio currículo e verifique quais foram as suas contribuições destacáveis no mercado, considerando sua trajetória; de modo que você possa levar para a entrevista de emprego situações concretas.
Apresente soluções ao citar os seus pontos fracos
Da mesma forma, você deve ter clareza sobre seus pontos negativos. Já que é importante que você fale sobre seus pontos fracos de maneira assertiva e apresente uma solução para situação que requer melhorias. Ou seja, você pode relatar que tem medo de falar em público, porém, deseja fazer um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Visto que este medo é muito comum nas pessoas e você estará apresentando uma solução. Além disso, fatores pertinentes a sua postura física podem te ajudar bastante.
Mensagem não verbal
Pois a nossa postura transmite uma mensagem não verbal. Por isso, evite cruzar os braços e as pernas; evite falar de maneira muito rápida; mantenha contato visual com o seu entrevistador e trabalhe a sua respiração.
Esses são alguns pontos importantes que devem ser adaptados a sua personalidade e objetividade profissional. No entanto, ao obter clareza sobre o seu comportamento, você aumenta as suas chances de sucesso na entrevista de emprego, direcionando assim a sua carreira profissional.