Empregos

Entrevista de emprego: apresente sua trajetória profissional

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato. Sendo assim, é necessário que direcione o seu comportamento para que possa alcançar seu objetivo no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: apresente sua trajetória profissional

O nervosismo e a ansiedade são fatores inerentes a uma situação de avaliação. Visto que muitas pessoas não se sentem à vontade quando avaliadas, ainda que sejam excelentes profissionais nas suas rotinas de trabalho.

Analise o seu próprio currículo de forma aprofundada

No entanto, é relevante que na condição de candidato você direcione o seu comportamento para que consiga apresentar melhor a sua trajetória profissional, considerando que o seu currículo atraiu a atenção da empresa até o momento da entrevista de emprego.

Ao conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação de sua carreira profissional, você tende a se comportar de forma orgânica; o que pode corroborar para que consiga se posicionar assertivamente.

Adote uma postura participativa

Ter atenção plena ao seu comportamento é um fator bastante relevante para que consiga direcionar sua postura durante a entrevista de emprego. Sendo assim, é importante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo a sua entrevista de emprego.

Se for possível, procure chegar mais cedo ao local marcado para o processo seletivo; tenha cuidado para não interromper os demais participantes; cumprimente a todos os presentes e trabalhe a sua respiração. Além dos fatores referentes ao seu comportamento, você deve direcionar uma narrativa de modo assertivo. Assim sendo, a melhor forma de você realizar uma narrativa orgânica é conhecer de forma aprofundada o seu próprio currículo.

Fale sobre sua trajetória profissional

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais e apresente seus defeitos de modo resolutivo.

  • Por exemplo, fale sobre a sua criatividade;
  • gestão de pessoas;
  • facilidade para lidar com metas;
  • construção do relacionamento entre a empresa e o cliente;
  • projetos implementados por você;
  • condução de reuniões brainstorming;
  • elaboração de treinamentos;
  • pontualidade;
  • proatividade, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Ao passo que é importante que você fale um defeito de maneira resolutiva. Ou seja, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, deve informar que deseja estudar teatro, por exemplo.

Adapte os pontos citados

Certamente, esses pontos são totalmente adaptáveis. No entanto, são pontos relevantes para que você direcione a sua postura e evite adotar a autossabotagem profissional por conta da ansiedade da situação avaliativa.