A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato alcançar o seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.
Entrevista de emprego: alcance o seu potencial profissional
O nervosismo excessivo durante a entrevista de emprego pode fazer com que o candidato perca uma oportunidade correlata ao seu perfil profissional. Por isso, é muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação de sua trajetória profissional, e não como uma espécie de julgamento de sua personalidade.
A entrevista de emprego deve ser conduzida de forma orgânica. No entanto, é possível que o candidato se prepare para esse momento com o objetivo de evitar adotar uma postura negativa, autossabotando a sua trajetória profissional.
Visto que um excelente profissional pode não se colocar como um bom candidato, o que pode fazer com que perca uma oportunidade que seria de grande valia para ambas as partes, empresa e candidato.
Direcione sua trajetória
Estudar o seu próprio currículo é fundamental para esse processo, já que através de uma análise curricular é possível considerar os pontos atrativos do seu documento profissional. Dessa forma, na condição de candidato, estará apto para explorar situações concretas de maneira natural, falando sobre seus pontos fortes e direcionando seus pontos fracos.
Por exemplo, é possível que, enquanto candidato, você destaque a sua proatividade; senso de urgência; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão em vendas; gestão de pessoas; implementação de sistemas; controles internos; elaboração de treinamentos, dentre outras possibilidades que sejam cabíveis, considerando o seu histórico e perfil profissional.
Apresente soluções
Além disso, o direcionamento dos seus pontos fracos também é um fator relevante para o sucesso de uma entrevista de emprego. Por isso, é viável que apresente uma solução para cada apontamento que requer melhorias.
Por exemplo, você pode informar que tem dificuldades para falar em público. No entanto, pretende realizar um curso de teatro, pois entende a necessidade de expandir a sua comunicação.
Adote uma postura assertiva
Adotar uma postura comportamental participativa é fundamental nesse processo; já que ao prestar atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz, o candidato pode se sentir mais à vontade durante a sua narrativa, tornando o processo genuíno e orgânico. Evite cruzar braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo.
Além disso, evite atrasos e não deixe a bolsa no seu colo, principalmente em uma posição que demonstre indisponibilidade para receber a informação. Dessa forma, estará se colocando positivamente e direcionando a sua trajetória profissional em longo prazo.