A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação profissional para o candidato. Por isso, é importante que o candidato direcione o seu comportamento para elevar as chances de sucesso no que tange aos seus objetivos profissionais em longo prazo.
Na condição de candidato, é importante que você construa a sua narrativa de forma orgânica, considerando seus empregos anteriores. Da mesma forma, você deve construir uma postura participativa, adotando um comportamento aberto e orgânico.
Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe a bolsa no seu colo, caso seja possível, utilize a cadeira ao seu lado. Além disso, é importante que chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego, de modo que você possa se familiarizar com o ambiente. Dessa forma, poderá trabalhar a sua respiração e se preparar melhor para o processo seletivo.
Você pode falar sobre situações concretas relacionadas aos seus empregos anteriores. Sendo assim, você pode falar sobre sua proatividade; capacidade analítica; gestão de pessoas; acompanhamentos de projetos; implementação de sistemas; condução e ministração de treinamentos; inovação; criatividade; facilidade para atender a necessidade do cliente; capacidade analítica; dentre outros aspectos relacionados à sua experiência profissional.
É importante equilibrar as informações para ampliar a sua capacidade comunicativa durante a entrevista de emprego, evitando respostas incongruentes. Sendo assim, destaque também seus pontos negativos de maneira resolutiva.
Por exemplo, você pode informar que possui certa dificuldade para falar em público, porém, deseja estudar teatro ou algum outro curso voltado para ampliar a sua comunicação.
Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade; o que é muito importante para uma empresa na dinâmica do mercado atual, já que a adaptabilidade e a gestão dos próprios processos são valores intangíveis para a atuação de um profissional.
Sendo assim, é importante que você direcione a sua postura de forma orgânica, destacando a sua narrativa positivamente. Dessa forma, poderá responder aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego de maneira assertiva e objetiva.
Além disso, uma postura positiva permite que o candidato analise a viabilidade da contratação, considerando que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Dessa forma, a contratação se torna um processo dinâmico, resolutivo e positivo para todos.