A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para que ele alcance os seus objetivos profissionais em longo prazo. Por isso, é muito importante que o candidato se coloque positivamente e direcione o seu comportamento.
A postura do candidato deve ser assertiva e flexível, sem deixar de ser objetiva. Por isso, é muito importante para o candidato demonstrar resiliência sem perder o foco na elaboração de sua narrativa.
Exemplificar situações que reforcem os seus pontos fortes pode ser uma forma de se colocar organicamente durante o processo seletivo. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para realizar a gestão de pessoas; implementação de sistemas; otimização de processos; facilidade para lidar com conflitos; treinamentos; campanhas motivacionais; controles internos, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.
É muito importante que o candidato adote uma postura participativa e orgânica. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; fale de maneira calma e tranquila; seja assertivo nas suas respostas e mantenha contato visual com o gestor que conduz o processo seletivo.
No entanto, esse contato visual deve ser natural e não intimidador. Tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo e evite gesticular excessivamente.
Contornar os seus pontos fracos também é um fator relevante para um direcionamento assertivo da sua postura durante a entrevista de emprego. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque o seu desejo de realizar algum curso que melhore sua comunicação, como um curso de teatro.
Geralmente, é cedido ao candidato um espaço para que faça perguntas no final do processo de seleção. Sendo assim, é viável que aproveite esse espaço para tirar suas dúvidas sobre os pontos relevantes para a sua carreira profissional.
Pergunte sobre as atividades exercidas, a possibilidade de crescimento na empresa, os benefícios, a cultura organizacional, qualquer outro aspecto que seja importante para a sua avaliação.
Visto que a avaliação sobre a compatibilidade dos interesses e valores deve ser feita por todos os envolvidos. Por isso, o direcionamento assertivo do candidato é uma forma de minimizar a ansiedade e permite que ele também avalie o que está sendo oferecido.