O preparo do candidato para entrevista de emprego pode ser multifatorial e também um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
A era digital modificou o fluxo de muitos processos empresariais, dentre os quais está o processo de recrutamento e seleção. Na atualidade, muitas empresas trabalham com a desburocratização do processo seletivo por meio de uma entrevista de emprego focada na objetividade da vaga e nas habilidades soft skills.
Visto que dada a volatilidade do mercado, a maneira como o profissional se direciona em questões sociocomportamentais implica diretamente nos resultados empresariais. Sendo assim, cabe ao candidato entender essa dinâmica e utilizá-la para favorecer o seu comportamento durante a entrevista de emprego. É muito importante que o candidato seja objetivo em suas respostas e aberto em sua postura.
Dessa forma, sugerimos que não mantenha os braços cruzados; não utilize uma linguagem excessivamente formal ou excessivamente coloquial na sua narrativa; mantenha contato visual com o gestor da área; trabalhe sua respiração para que consiga controlar seu tom de voz de uma maneira natural.
Além disso, também é muito útil que você consiga levar para uma situação de entrevista de emprego situações concretas que corroborem sua postura. Ou seja, leve suas sugestões, melhorias e projetos feitos por você em sua passagem por empregos anteriores.
Você pode levar a situação de forma integral, demonstrando seu senso de urgência, trabalho em equipe e proatividade. Certamente, essa condução pode fazer com que a entrevista de emprego evolua de forma natural. Visto que você estará evitando um comportamento autossabotador que esconde o seu potencial.
Esses pontos são adaptáveis a sua objetividade, personalidade e cultura empresarial. Entretanto, são pontos importantes para que você direcione o seu comportamento transmitindo uma mensagem profissional por meio de sua linguagem direta e de sua linguagem não verbal.
Faça uso do espaço que é cedido ao candidato para tirar dúvidas. Pergunte sobre a vaga, horário, benefícios, plano de carreira etc. Certamente, esse é um ponto relevante, visto que a análise sobre a compatibilidade da vaga deve ser feita por todos os envolvidos e não somente por uma das partes.