Empregos

Entrevista de emprego: a composição da linguagem corporal do candidato é multifatorial

O assertivo direcionamento do candidato na entrevista de emprego é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Por isso, embora não seja tão simples, é importante para o candidato que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação. 

O assertivo direcionamento do candidato na entrevista de emprego

Pois, ao se deixar dominar pela ansiedade, a mensagem transmitida durante o processo seletivo pode ser contrária a sua intenção, deixando-o aquém do seu potencial.

A postura corporal do candidato é composta por diversos fatores intangíveis. No entanto, é possível que o candidato consiga demonstrar o seu potencial, bem como demonstrar o seu conhecimento e habilidade de forma natural durante a entrevista.

A composição da linguagem corporal do candidato é multifatorial

Por isso, a composição da linguagem corporal do candidato é multifatorial. Confira algumas dicas referentes à sua postura na entrevista de emprego:

  • Não cruze braços e pernas;
  • Não gesticule excessivamente;
  • Atente-se a construção da sua narrativa;
  • Não deixe objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e ou demais candidatos em caso de entrevista de emprego;
  • É importante que fale pausadamente e controle o seu tom de voz;
  • Bem como, tenha um firme aperto de mãos, dentre outros pontos, dentre outros fatores.

Pontos fortes e fracos

Ademais, você, na condição de candidato, deve ter clareza sobre quais são os seus pontos fortes. Sendo assim, analise o seu currículo e verifique em todas as experiências pelas quais você passou, quais são os seus pontos fortes.

Por sua vez, essa análise deve pontuar quais foram os resultados obtidos em suas empresas anteriores. Dessa forma, você pode levar para a entrevista de emprego resultados de projetos, ideias, sugestões, implementações etc. Por outro lado, também é importante que você conheça seus pontos de melhoria, apresentando soluções.

Cultura da empresa

Outro fator relevante é a cultura da empresa, sendo assim, considere esse ponto para que você aumente suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego. 

Faça uma análise da cultura da empresa. Pois uma empresa que possui uma cultura aberta, como uma Startup, permite que você se vista e se comporte de uma maneira mais casual. Bem como, permite que você utilize uma linguagem mais informal, deixando a sua postura mais abrangente. 

Por outro lado, uma empresa tradicionalista requer que você se vista de uma maneira discreta e utilize uma linguagem formal na sua comunicação. Por isso, ao se atentar a esse ponto, você se prepara melhor e direciona a sua postura. Adapte essas dicas e eleve suas chances de sucesso, considerando suas particularidades e seus objetivos de carreira.