O desemprego estrutural ocorre quando se tem a aquisição de novas tecnologias ou sistemas e processos que tem como objetivo a redução de custos.
Além disso, esses elementos acabam afetando diretamente a economia de um país, por meio dos setores comerciais, industriais e de serviços, causando muitas vezes demissões em massa.
Abaixo destacamos algumas medidas que corroboram para o surgimento do desemprego estrutural:
A saber, um exemplo básico no mundo, foi a demissão em massa de caixas de banco após a implementação dos caixas eletrônicos nas agências bancárias.
O desemprego estrutural poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
O desemprego estrutural ocorre através da implementação de novas tecnologias e processos visando a otimização dos serviços e a substituição da mão de obra humana por máquinas.
Já o desemprego conjuntural acontece através de crises econômicas internas ou externas. Essas crises em grande parte geram a diminuição do consumo, das exportações, da produção e como consequência tem-se o aumento do desemprego.
No entanto, quando a economia de um país começa a se recuperar a tendência é que o desemprego conjuntural acabe diminuindo.
Contudo, no caso do desemprego estrutural mesmo com a recuperação da economia ele tende a não retomar as vagas perdidas.
A globalização econômica, teve enorme influência no aumento dos níveis de desemprego estrutural em todo o planeta, sobretudo a partir dos anos 70.
Ela acabou aumentando a competitividade em todo o mundo , principalmente por meio do comércio exterior. Com isso as organizações acabaram buscando formas de diminuir os custos de produção, comercialização e logística.
Dentre as principais medidas adotadas pelas empresas, podemos citar a implementação de novas tecnologias e sistemas administrativos e produtivos de custos reduzidos, todos visando a substituição da mão de obra humana.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o desemprego estrutural?
Não deixe de ler também – Entenda os estados físicos da água .