A conta de luz em janeiro ficará mais barata para os brasileiros. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a bandeira cobrada será a amarela. Em outras palavras, o preço da energia por cada 100 quilowatts consumidos por hora será de R$ 1,34. Inferior ao cobrado no mês anterior.
Essa redução do valor da conta de luz, de acordo com a Aneel, é resultado da melhoria no cenário de produção hidrelétrica, com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios.
Uma boa notícia de início de ano, principalmente porque diversas contas, como impostos e renovações de contratos podem ter reajustes ou novas cobranças no primeiro trimestre de 2021. Ao menos, os brasileiros poderão contar com o alívio de uma redução no preço da conta de luz.
Para saber mais sobre esses possíveis pagamentos é possível ler o nosso artigo “Gastos no início do ano: confira 5 despesas”.
Outra maneira de conseguir deixar suas contas de luz ainda mais barata é descobrindo se você tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica. O valor do desconto pode chegar até 100%, proporcionalmente ao consumido.
Há três tipos de bandeiras que podem ser aplicadas: verde, amarela e vermelha.
No mês de dezembro, por exemplo, a bandeira de cobrança utilizada foi a vermelha o que pode ter resultado um impacto em muito os orçamentos dos brasileiros.
Para se ter uma ideia, o valor cobrado na conta de luz foi quase 5 vezes maior do que o será cobrado no mês de janeiro. Em dezembro, com a bandeira vermelha, o preço de cada 100 quilowatts consumidos por hora, foi de R$ 6,20.
Veja abaixo um diagrama com dados de valores (2020) informados pela própria Aneel.
Para te ajudar ainda mais com a economia na conta de luz, nós separamos 10 dicas.