Entenda como acontece o reajuste do salário mínimo pelo Governo

Entenda como acontece o reajuste do salário mínimo pelo Governo

Em tempos de discussão em torno do reajuste do salário mínimo, entenda como o aumento é definido todos os anos pelo governo

Na última semana, o jornal Folha de São Paulo revelou que o Ministério da Cidadania está estudando a possibilidade de desvincular a definição do salário mínimo da inflação passada. A informação da existência do estudo foi confirmada pelo Ministro Paulo Guedes, que nega a intenção de pagar valores menores para o salário mínimo.

De toda forma, o fato é que o assunto entrou no centro do debate eleitoral nos últimos dias. Neste sentido, algumas pessoas querem entender como funciona o processo de definição do valor do salário mínimo todos os anos. O que diz a lei? O que o governo pode e o que não pode fazer? Quais são as opções que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vem tomando?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Governo Federal é obrigado por lei a aumentar o salário mínimo todos os anos. Desta forma, independente dos estudos que o Ministério da Economia possa fazer, não é possível reduzir o valor do salário. Todos os anos, o governo precisa elevar o valor pela inflação, ou para além da inflação, com o chamado aumento real.

Opção do presidente

Nos últimos anos, o governo do presidente Jair Bolsonaro vem optando por elevar o valor do salário mínimo com base apenas na inflação do ano anterior. É o chamado aumento mínimo possível. Na prática, o cidadão não sente a diferença porque na mesma medida em que o salário sobe, o preço dos produtos e serviço sobe também.

Você provavelmente já ouviu em algum lugar a frase: “de que adianta o salário subir, se os preços dos produtos sobem também?” Este ditado popular representa claramente um aumento do pagamento pela inflação. Ele serve apenas para que o cidadão não perca o poder de compra, e siga podendo pagar tudo aquilo que ele já vinha pagando nos meses anteriores.

O que é o aumento real do salário mínimo?

Como dito, a outra maneira de elevar o salário mínimo é para acima da inflação. Neste caso, é a elevação que chamamos de aumento real. Assim, o cidadão vai sentir a diferença na elevação, já que o poder de compra dele será elevado.

O aumento real do salário mínimo marcou, em menor ou maior grau, os governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). No atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) o sistema passou a funcionar apenas pela inflação.

De todo modo, Bolsonaro vem dizendo que poderá passar a elevar o salário mínimo com aumento real a partir do próximo ano. Em entrevistas recentes, ele afirma que já teria combinado este sistema com o seu Ministro da Economia, Paulo Guedes.

O que diz o estudo do Ministério?

Mas afinal de contas, o que diz o estudo do Ministério da Economia, que tenta desvincular o salário da inflação? Ainda tomando como base as informações da Folha de São Paulo, a ideia do governo é retirar a obrigação de elevar o salário pela inflação do ano anterior.

Isto quer dizer que o salário mínimo vai cair de valor e as aposentadorias também? Não. Significa apenas que o Governo Federal ganharia mais uma opção de elevação do salário mínimo para além das que já existem atualmente.

Caso o Governo queira seguir elevando o salário apenas pela inflação, não haverá impedimentos. Do mesmo modo, se eles quiserem elevar o saldo com aumento real, também não haverá problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?