O conceito de engajamento no trabalho ajuda os líderes a auxiliarem os liderados na hora de se sentirem parte da empresa. Afinal, não basta ter motivação, é necessário entender o seu papel e o seu valor para se comprometer com as suas demandas de trabalho e assim construir uma carreira sólida, concorda?
Pensando nisso, fizemos este guia com muitos detalhes importantes sobre o tema. Esperamos servir de fonte de inspiração para você! Continue lendo. 😉
O conceito de engajamento no trabalho refere-se ao nível de motivação, entusiasmo, foco e dedicação que cada colaborador tem com relação às suas tarefas cotidianas.
É a forma como o time se sente parte da empresa e o quanto isso promove uma maior produtividade.
Além disso, o engajamento no trabalho é a maneira como cada indivíduo executa as suas tarefas: diferente do piloto automático, uma pessoa engajada é capaz de pensar criticamente sobre as suas ações, propondo melhorias e sendo mais proativo.
Por conta desses fatores que o engajamento é tão importante no ambiente de trabalho.
Entendido o que é e qual a importância, vamos às dúvidas cruciais e mais importantes: Como promover esse tipo de engajamento? Como fazer com que os colaboradores se sintam parte de algo maior e possam, assim, se dedicar mais a cada tarefa?
Veja algumas considerações a seguir:
O começo de tudo é o ponto de partida na hora de promover o engajamento no trabalho. Isso porque se você não conhece o perfil do colaborador e não dá a ele a vaga correta, as chances de o trabalho ser desempenhado de forma automática e sem engajamento são bem grandes.
Sendo assim, desenvolva um processo seletivo que seja capaz de traçar melhor o perfil de cada candidato. E depois de contratar, esteja por perto da pessoa para conhecê-la e, assim, oferecer a ela as tarefas e demandas mais alinhadas ao seu perfil.
Desenvolva o seu time com treinamento e desenvolvimento de acordo com as demandas e tarefas cotidianas. Isso gera mais motivação, felicidade e bem-estar. Além disso, o engajamento no trabalho é estimulado a partir do momento em que a pessoa começa a aprender as melhores estratégias para executar as suas obrigações.
A liderança também deve ser desenvolvida. Pois ela pode ter um papel preponderante no engajamento no trabalho. Foque em criar líderes qualificados para tal posição.
Dar feedbacks periódicos e, inclusive, montar um cronograma de feedback, são ações que podem aproximar os colaboradores de seus trabalhos, tornando-os mais engajados.
Da mesma forma, não se esqueça de reconhecer os esforços e resultados de cada um, ok?
Por fim, pratique a escuta ativa e entenda as angústias do seu time. Assim você poderá auxiliá-los e dá-los direcionamentos importantes, que melhoram a dinâmica do trabalho e auxiliam na hora de trazer mais engajamento.