Enem seriado: Saiba o que é e como funciona - Notícias Concursos

Enem seriado: Saiba o que é e como funciona

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), anunciou que a partir de 2021 aplicará o Enem seriado. Segundo o órgão, é mais uma oportunidade para o ingresso de alunos no ensino superior. A ideia, então, é de manter o Enem tradicional e, paralelemente, o Enem seriado.

A proposta do projeto sugere a aplicação de provas anuais no 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. A nota é calculada a partir da soma do desempenho obtido pelo aluno em cada prova. O objetivo é fazer uma avaliação com um número maior de conteúdos para observar os estudantes com mais profundidade.

De acordo com  o Ministério da Educação (MEC), atualmente isso não possível, pois o Enem tradicional é uma prova com conteúdo e tempo limitado, o que impede uma análise plena do estudante. Nesse sentido, o Enem seriado seria uma avaliação completa do desenvolvimento e aprendizagem do aluno durante todo o ensino médio.

Como funciona?

Ao final de cada ano letivo haverá uma prova para avaliar o aprendizado de todo o curso. Desse modo, as notas das provas juntas compõem o resultado final. Com ele o estudante poderá se inscrever no no Sisu, no Prouni ou em outros programas de bolsas, como o Educa Mais Brasil.

A prova será aplicada tanto em escolas da rede pública quanto em escolas da rede particular. Ela será opcional para os alunos do primeiro ano, mas o plano é que se torne obrigatória posteriormente. Em 2022, a expectativa do governo é implementar o sistema também no ensino fundamental.

Esse tipo de vestibular inspira-se em outros modelos já existentes, como por exemplo, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB). Além dela há também federais que adotam esse sistema, como a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também IBGE: 14,7% dos alunos brasileiros não tiveram atividades na 2ª semana de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?