Quem deseja realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de graça neste ano de 2024, precisa se apressar. Isso porque o prazo para a solicitação de isenção na taxa de inscrição está chegando ao fim. Os candidatos interessados devem enviar os seus pedidos até a próxima sexta-feira (26).
De acordo com o Ministério da Educação, não é necessário sair de casa para realizar o pedido. Esta solicitação pode ser feita diretamente na Página do Participante no site do Inep. Para tanto, é necessário que o candidato entre no sistema com o seu login no GOV.BR.
Mas antes de mais nada, é sempre importante lembrar que nem todo mundo pode realizar o Enem de graça. A solicitação de isenção na taxa de inscrição pode ser feita pelos seguintes grupos:
Quem solicitou a isenção da inscrição no Enem do ano passado, e faltou aos dois dias de prova, também tem até o próximo dia 26 para justificar estas ausências. Só depois do envio desta justificativa é que o cidadão poderá realizar um novo pedido de isenção para o certame deste ano.
Abaixo, listamos um guia com um passo a passo para a realização da solicitação da isenção na taxa de inscrição do Enem:
Para além de oferecer a possibilidade de isenção na taxa de inscrição, o governo federal também sancionou a criação de um auxílio para a realização do Enem.
No último dia 16 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a criação de uma nova bolsa para os estudantes do ensino médio. O benefício consiste em pagamentos mensais de R$ 200, e mais uma poupança extra de R$ 1 mil ao final de cada ano.
Dentro deste mesmo programa, o ministro Camilo Santana anunciou também que o governo deverá pagar uma espécie de saldo extra para os estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo para quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, disse o ministro.
“Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números”, seguiu o ministro.