As principais provas do país abordam eventos extremamente atuais que impactaram o Brasil e o mundo em questões de atualidades e também em perguntas interdisciplinares. Dessa maneira, é importante estar sempre por dentro das notícias mais relevantes do momento para não ser pego de surpresa em nenhuma prova.
Para te ajudar a enfrentar as questões de atualidades dos vestibulares e da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o artigo de hoje separou um resumo com alguns dos eventos atuais que podem ser cobrados nessas perguntas. Vamos conferir!
As mudanças climáticas estão sempre entre os assuntos que nunca saem de pauta e que geram preocupação em países de todo o mundo há décadas.
O ENEM e os vestibulares podem incluir questões de atualidades sobre o aumento das temperaturas e do nível do mar e o derretimento das geleiras em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Todas essas situações são consequências do aquecimento global que está acontecendo no atual momento.
No Brasil, as mudanças climáticas têm impactado diretamente com o meio ambiente, a economia e a sociedade brasileira. As queimadas no Pantanal e a crise hídrica são exemplos de como as mudanças climáticas está afetando o país.
Além disso, o Brasil é um dos principais emissores de gases do efeito estufa do mundo, o que tem gerado debates acerca da responsabilidade brasileira na luta contra o aquecimento global.
O termo “fake news” está sempre circulando na internet, nos meios de comunicação, nas revistas, etc. De fato, ele é um dos assuntos mais comentados e discutidos por especialistas há alguns anos e pode, justamente por isso, ser abordado por questões de atualidades dos vestibulares e do ENEM.
O termo “fake news” é uma expressão do inglês que significa “notícias falsas” em português. Esse tipo de notícia é divulgada como se fosse real e possui o objetivo principal de manipular um grupo de pessoas.
O fenômeno é caracterizado pela rápida divulgação das notícias, que acontece principalmente por meio do uso Internet e de aplicativos. Nos últimos anos, o fenômeno passou a ser um problema em todo o mundo. Contudo, é importante destacar que a divulgação de fake news pode provocar consequências graves.
A Operação Lava Jato pode também ser abordada por questões de atualidades dentro das principais provas do país. Essa operação foi um conjunto de investigações conduzidas pela Polícia Federal brasileira entre os anos de 2014 e 2021 e que revelou um dos maiores escândalos de corrupção da história brasileira.
As conclusões geradas pelas investigações da Operação Lava Jato fizeram com que diversos executivos e políticos fossem investigados e presos, entre eles o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e Luiz Inácio Lula da Silva.
Mesmo com controvérsias, a Operação Lava Jato foi um marco na história do combate à corrupção e gerou importantes mudanças dentro do cenário político e jurídico do Brasil.
O termo “agronegócio” é usado para definir as atividades agrícolas e pecuárias que envolvem as cadeias produtivas. No Brasil, o agronegócio é um setor fundamental para a economia, sendo considerado um dos principais responsáveis pela riqueza e pelo desenvolvimento da economia do país.
Contudo, o agronegócio também possui um lado negativo, o qual é normalmente abordado por questões de atualidades.
De forma geral, uma das principais críticas diz respeito ao impacto ambiental provocado pela atividade, especialmente o desmatamento e a degradação dos solos. Na atualidade, afirma-se a necessidade da adoção de práticas sustentáveis e responsáveis dentro da agropecuária para minimizar os impactos negativos do agronegócio e permitir que ele continue beneficiando a economia brasileira.