Importantes tópicos sobre a diversidade cultural brasileira 

O Brasil é um dos maiores países do globo em extensão territorial. Além disso, possui uma enorme diversidade cultural

Ficar por dentro do assunto ganhou enorme importância, pois trata-se de um assunto muito cotado para o Enem e vestibulares de todo país.

Ele poderá surgir no caderno de atualidades, interpretação de texto, sociologia e até mesmo na redação. Por isso, estudar esse assunto é fundamental.

Conceito de diversidade cultural

A diversidade cultural é um complexo de diferenças vivenciadas por um grande número de pessoas que vivem no mesmo país, estado ou cidade. 

Ainda assim, mantém-se particularidades como crenças religiosas, costumes culturais e sociais diferentes entre si. 

Além disso, a diversidade faz parte de qualquer sociedade, tendo em vista que o ser humano pode se reinventar e construir uma identidade várias vezes. 

Desse modo, a diversidade cultural está presente em diversos aspectos como:

  • Religião
  • Idioma
  • Costumes 
  • Música
  • Danças
  • Comida típica 

Por isso, a diversidade cultural é tudo que engloba e incentiva as diferenças na sociedade. Ademais, ela tem papel importante na democracia, onde todos devem ter direitos dentro do lugar onde vive. 

Globalização e cultura

A globalização exerce um efeito de aproximação entre pessoas do mundo todo, principalmente pelo contato com culturas completamente diferentes. 

Além disso, o acesso à informação, tal qual o contato com indivíduos, tornaram as trocas culturais enormes. 

Por isso, surgiram diversos debates sobre cultura e a sociedade de modo geral em relação à identidade de cada pessoa. 

Compreendeu-se então que a globalização quebrou barreiras geográficas e ofertou aos indivíduos uma leque de informações que podem ser extremamente importantes para sua formação. 

Nesse sentido, englobando o contexto imposto pela revolução tecnológica, fica claro que a diversidade cultural tem que ser tratada em relação a todos os indivíduos e não somente a alguns grupos. 

Diversidade cultural no Brasil

O Brasil tem uma enorme diversidade cultural, sobretudo por conta da sua história. Teve a chegada dos colonizadores portugueses, escravos africanos e imigrantes de vários países, além claro do povo indígena que já habitavam a região. 

Por conta disso, a diversidade cultural se destaca na sociedade brasileira. Entretanto, o ponto negativo aparece na falta de respeito que algumas pessoas demonstram uma com as outras, seja pela religião, região, modo de se vestir, modo como fala, entre outros. 

A saber, cada região do Brasil possui uma predominância cultural, fator determinante para caracterizar algumas pessoas ou grupos. 

Nos quatro cantos do país, o Brasil possui diversas culturas, que enche o povo de alegria e diversidade, seja na música, nas danças, nas festas, nos pratos típicos, no jeito de se vestir, nas religiões, entre outras formas. 

Por fim, a diversidade estará sempre presente em qualquer sociedade. Por isso, seu aprimoramento é importantíssimo, por meio de debates em busca da igualdade e respeito a todas as pessoas, independente da sua identidade. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre diversidade cultural?

Não deixe de ler também – Atualidades: Princípios do SUS e problemas enfrentados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.