Estudante multitarefas: Entenda como seu cérebro lida com isso

A resposta básica para saber se as pessoas podem realmente realizar multitarefas é “não”. De acordo com inúmeros especialistas pode-se considerar a ‘multitarefa’ um verdadeiro mito.

De fato, o cérebro humano não pode realizar duas atividades que requerem funções cerebrais de alto nível ao mesmo tempo.

Funções de baixo nível, como respirar e bombear sangue, não são consideradas pelo cérebro multitarefas. A saber, apenas consideram-se as tarefas nas quais você precisa “pensar”.

O que realmente acontece quando você pensa que está fazendo uma multitarefa é que você está alternando rapidamente entre as tarefas.

Como o cérebro funciona

O córtex cerebral lida com os “controles executivos” do cérebro. Esses controles, divididos em duas etapas, organizam o processamento das tarefas do cérebro.

O primeiro é a mudança de objetivo. Isso acontece quando você muda seu foco de uma tarefa para outra.

O segundo estágio é a ativação da regra. Isso desativa as regras (como o cérebro conclui uma determinada tarefa) para a tarefa anterior e ativa as regras para a nova tarefa.

Portanto, quando você pensa que está executando várias tarefas, está na verdade mudando seus objetivos e ativando e desativando as respectivas regras em rápida sucessão.

Os interruptores agem de maneira bem rápida (em décimos de segundo), então você pode não notá-los, entretanto, esses atrasos e a perda de foco podem aumentar.

E então, você se considera um estudante multitarefa? Conte abaixo para a gente e compartilhe o artigo com seus colegas.

Não deixe de ler também – 5 competências socioemocionais que todo estudante precisa ter

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.