Entenda como funcionará o ‘ENEM seriado’

O novo modelo do exame provém do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e começa a funcionar em 2021

Nesta terça-feira (15), representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), explicaram mais detalhadamente como funcionará o “ENEM seriado”.

No último mês de maio, a entidade havia divulgado a novidade, que consiste em um modelo do Exame Nacional do Ensino Médio diferente. Assim como o tradicional, permitirá a candidatura a vagas no ensino superior em instituições privadas ou públicas.

“Além do Enem [tradicional], teremos o Enem seriado. O aluno vai poder fazer a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) na escola e concorrer a vagas de ensino superior no Brasil inteiro”, afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep, durante coletiva de imprensa.

Enem seriado provém do Saeb

O chamado “ENEM seriado” ocorrerá por conta de uma reformulação do Saeb. Atualmente, essa prova acontece a cada dois anos, no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, assim como no 3º ano do ensino médio.

Até então, os participantes não recebiam boletins individuais de desempenho. Seus resultados eram calculados em conjunto e destinados às escolas e redes de ensino.

Entretanto, de acordo com o Inep, a nova versão da avaliação deverá ocorrer anualmente. E estudantes de todas as etapas do ensino participarão.

A novidade é que, assim que chegarem ao fim do ensino médio, cada aluno terá seu desempenho calculado com base nas notas do Saeb dos últimos três anos

Chegará assim em uma média para obter a pontuação final, a qual poderá valer como uma nota para usar em processos seletivos de universidades do país inteiro.

Por exemplo: um estudante do primeiro ano do ensino médio em 2021 fará o novo Saeb, assim como no segundo e terceiro nos anos seguintes. A média de seu desempenho nas três provas poderá ajudá-lo a conquistar uma vaga em uma faculdade quando se formar.

Funcionará para Prouni, Fies e Sisu

De  acordo com o Inep, os estudantes poderão utilizar as notas do Enem seriado em programas diversos já existentes. Lembrando que o novo modelo começa a funcionar já em 2021.

Os programas que aceitarão as notas até o momento:

  • Prouni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares
  • Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa que financia mensalidades de instituições privadas.
  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a vagas no ensino público. No entanto, a adesão dependerá de cada universidade estadual e federal ao “Enem seriado”.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ENEM seriado? Qual sua opinião sobre o programa?

Leia também – Educação: Entenda o que é e como funciona o Ideb

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.