ENEM 2020: tudo sobre o Enem Digital

Pela primeira vez na história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as provas serão aplicadas também por meios digitais.

Essa inovação do Enem 2020 deixou muitos estudantes e profissionais da educação sem saber o que esperar da aplicação das provas, mas muitos detalhes foram explicados por meio do edital e do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Seguem algumas informações que podem ajudar a entender como será realizado o Enem Digital 2020.

As provas das modalidades impressa e digital serão diferentes

Muitos tiveram dúvida quanto ao conteúdo das provas a serem aplicadas. Segundo o Inep, a prova digital apresentará o modelo tradicional do Enem, com o mesmo número de questões, o mesmo tempo de duração e nível de dificuldade, contudo, as perguntas serão diferentes, pois as provas terão aplicação em datas distintas.

Nem todos os participantes poderão optar pela modalidade digital

O número de vagas para os participantes é limitado a 101 mil vagas, conforme edital do Inep. Desse modo, os cem mil primeiros alunos que optarem pela modalidade virtual ficam com as vagas.

Os estudantes que não tenham concluído o Ensino Médio ou não tenham previsão de concluir até o fim do ano letivo de 2020, não poderão realizar a prova digital.

O número de vagas deve aumentar gradativamente nos próximos anos, alcançando o maior número de candidatos possível. O objetivo do Ministério da Cultura (MEC) é de reduzir gastos, desse modo, há a pretensão de tornar o Enem um processo totalmente digital até 2026. A modernização das provas foi apontada como um benefício da modalidade digital.

Locais de realização

A prova do Enem Digital 2020 poderá ser realizada em todos os Estados do país, em 110 cidades brasileiras.

Os locais de realização serão definidos pelo Inep e devem conter instalações adequadas com computadores, nos quais a prova estará disponível através do sistema, sem acesso à internet ou a outros documentos.

Datas

Ambas as modalidades, do Enem e do Enem Digital, seguem sem data de aplicação das provas. Em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, as datas anteriormente previstas foram cancelas pelo Inep, de modo que o estabelecimento de novas datas continua em aberto.

Fonte: Inep.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.