Coliseu de Roma: História e curiosidades

O Coliseu de Roma, que também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um dos enorme monumento histórico que possui uma arquitetura cilíndrica na cidade de Roma na Itália. 

O monumento foi construído na antiguidade pelo povo romano e hoje em dia tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados no mundo. 

Além disso, o Coliseu de Roma demonstra a habilidade e várias técnicas aplicadas por arquitetos, engenheiros e construtores. Por isso tornou-se um dos maiores símbolos da arquitetura romana. 

Ademais, a Unesco incluiu o Coliseu na lista de Patrimônio da Humanidade, assim como no ano de 2007 acabou reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo. Por isso poderá aparecer no Enem e demais avaliações, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

História do Coliseu de Roma

Estima-se que o Coliseu de Roma foi construído no ano de 70 d.C. tendo iniciado sua construção durante o governo do imperador Vespasiano tendo sido construído quando seu filho Tito havia assumido o poder. 

A saber, ao todo levaram-se seis anos para construir um dos monumentos mais representativos do Império Romano. 

Além disso, ele foi construído para entreter o povo romano, ou seja, um local para apresentações públicas e luta de gladiadores romanos. 

Na sua inauguração realizou-se 100 jogos nas arenas. Dentre as atrações principais destacavam-se as execuções, batalhas navais, conflito entre gladiadores, lutas e caças de animais, entre outras apresentações. 

Todavia, o Coliseu de Roma acabou sendo utilizado para “divertimento” por 5 séculos, por conta de um terremoto que atingiu a cidade no século V e acabou afetando a estrutura local, no entanto, o mesmo foi restaurado posteriormente. 

Alguns séculos para frente ele acabou usado como base militar. No entanto, durante a Renascença no século XV o local acabou sendo furtado várias vezes, perdendo grande parte dos seus materiais valiosos. 

Curiosidade sobre o Coliseu

Podemos destacar como as principais características do Coliseu de Roma:

  • O Coliseu possui 45 metros de altura 
  • Durante o período da Roma Antiga ele abrigava entre 50 e 80 mil pessoas 
  • Durante os jogos de estreia, cerca de 9 mil animais morreram, assim como 2 mil gladiadores. 
  • A arena tinha como medidas 87,5 metros por 55 metros
  • Algumas apresentações contavam com a presença de animais exóticos trazidos da África como leões, panteras, elefantes, girafas, entre outros. 
  • As arquibancadas do Coliseu eram divididas de acordo com as classes sociais.  
  • Sua construção acabou realizada em um local fortemente atingido por um enorme incêndio durante o governo do imperador Nero.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Coliseu de Roma?

Não deixe de ler também – Taj Mahal: Conheça a história do monumento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.