Barroco: Conheça a história de Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (1730 – 1814) é uma ilustre figura artística brasileira, foi escultor, entalhador e arquiteto. Para os especialistas trata-se do principal artista brasileiro durante o período colonial. 

Aleijadinho poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado em sua biografia. Que tal então acompanhar?

Biografia de Aleijadinho

Aleijadinho nasceu em 1730 na atual cidade de Ouro Preto. Filho do carpinteiro Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava conhecida como Isabel. 

O amor por esculpir nasceu logo cedo ao observar o pai esculpindo em madeira imagens religiosas. Ademais, estudou com padres latim e música na sua cidade. 

Durante o século XVIII, o ouro trouxe diversas riquezas para a região. Foi nesse período que Minas Gerais ganhava destaque artístico na colônia e Aleijadinho desenvolve atividades de arquiteto e escultor. 

Aleijadinho teve um árduo trabalho, visto que nesse período havia uma imensa dificuldade para o reconhecimento de suas obras, por questões de raça/cor pois ele era um artista mestiço. 

Por esses motivos, ele foi proibido de assinar sua obra, assim como os registros de pagamentos. Outrossim, quando ele começa a ficar popular, acaba ficando doente, não se sabe ao certo se foi lepra ou sífilis que acabaram deformando seus pés e mãos. 

Contudo, mesmo com esses problemas ele continua a produzir sua arte. Tanto que ele usava como acessória uma correia de couro para auxiliá-lo a segurar os materiais para desenvolver suas obras. 

Aleijadinho faleceu em 18 de novembro de 1814 em Ouro Preto, Minas Gerais. Ficando eternizado como um dos maiores artistas da história do Brasil. 

Obras e Características

Aleijadinho dedicou a maior parte das suas obras esculpidas ao tema religioso. A maioria dos seus trabalhos concentram-se na cidade de Ouro Preto.

Algumas das suas esculturas foram produzidas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonha do Campo. Nele, encontra-se a reprodução da “Via Sacra”, ao todo são 66 figuras reproduzindo a “Paixão de Cristo”.

O Santuário também conta com a obra conhecida como “Doze Profetas” formada por 12 estátuas maiores que o tamanho convencional, elas foram feitas em pedras-sabão.

Outra obra que se destaca é a Igreja de São Francisco de Assis na cidade de Ouro Preto. Aleijadinho, formulou a planta, assim como, fez a talha e a escultura do frontispício. Criou dois púlpitos esculpindo figuras de santos. 

Ele também criou a pia batismal, as imagens da Santíssima Trindade e os dois anjos enquadrados no altar principal. A fachada é contemplada com a imagem de São Francisco de Assis.


E então, gostou de conhecer mais sobre o Aleijadinho? Constantemente o artista e suas obras aparecem nos vestibulares e no Enem. Portanto, vale a pena esse estudo.

Não deixe de ler também – História: Resumão sobre a Revolução Agrícola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.