Enem e vestibular: Resumo sobre o Simbolismo e suas características - Notícias Concursos

Enem e vestibular: Resumo sobre o Simbolismo e suas características

No Enem e em outros vestibulares a cobrança das escolas literárias está sempre presente. Por esse motivo, é preciso estudar cada uma delas, inclusive o simbolismo.

O simbolismo surgiu na Europa no final do século XIX e foi um dos mais importantes movimentos artísticos. Assim, sua estética se opõe à objetividade do parnasianismo.

Desse modo, essa escola recupera aspectos do romântico pois tende a fugir do mundo físico que não traz prazer.

O contexto histórico explica essa necessidade de fuga, pois nas décadas finais do século XIX havia um cenário de desilusão. Cenário esse que se explica pela profunda crise econômica que assolou a Europa. Além disso, é nesse período que o capitalismo triunfa e há o aumento nos níveis de pobreza e de desigualdade.

O simbolismo surge na França quando, em 25 de junho de 1857, Charles Baudelaire publicou seu livro de poemas “As flores do mal”. No Brasil, o simbolismo surge em 1893 com a publicação de “Missal” e “Broquéis”, de Cruz e Souza. Cruz e Souza foi um dos principais autores do simbolismo no país, ao lado de Alphonsus de Guimarães (1870-1921) e Augusto dos Anjos (1884-1914).

A estética do simbolismo influenciou muito a obra poética. Contudo, não afetou só a literatura, mas também as artes plásticas e o teatro.

Principais características

A estética simbolista propunha um resgate dos símbolos, isto é, buscava uma linguagem que abarcasse o universal.

A literatura simbolista foi marcada pelo pessimismo em relação à existência e ao espaço. Desse modo, as obras traziam a desilusão como um dos principais temas.

Além disso, havia uma busca pela oposição ao materialismo e a busca pelo universal era feita através da linguagem poética. Assim, a poesia de estética simbolista buscava apoio na sonoridade, sendo comuns as figuras de linguagem. Entre elas a aliteração, a assonância, a onomatopeia e a sinestesia.

Entre as principais características do simbolismo figuram a musicalidade, o misticismo, o subjetivismo e a imaginação.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais resumos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?