Enem e vestibular: 3 hábitos que prejudicam os estudos
Ser aprovado no Enem ou vestibular é um sonho de muitos estudantes. Todavia, essa não é tarefa das mais fáceis. É preciso ter foco, determinação, organização, entre outros pilares fundamentais para conseguir esse feito.
As avaliações apresentam muitas questões sobre diversos tipos de conteúdos, além da redação, que acaba cobrando um bom desempenho para não prejudicar o candidato de maneira geral.
Por isso, elencamos três pontos que podem estar prejudicando os seus estudos.
Não ter um plano de estudos
Ter um plano de estudos é fundamental para qualquer indivíduo que está se preparando para o vestibular.
Como são muitas disciplinas para estudar, é primordial desenvolver um cronograma de estudos com todas as matérias. Primeiramente se fortaleça naquelas que representam um nível maior de dificuldade para você.
Também é importante definir horários fixos para poder se organizar com outros compromissos e não se perder na entrega de resultados.
Não descansar
Outro erro, que muitos estudantes não conhecem e que interferem diretamente nos resultados é não ter uma hora de descanso apropriado.
Estudar dias a fio e não parar faz com que o cérebro entre em uma situação de estafa. Sendo assim, em vez de absorver os conteúdos com qualidade e de maneira satisfatória, o efeito pode ser contrário.
O rendimento estudantil depende muito das pausas e da qualidade de vida das pessoas. Portanto é primordial planejar os estudos, assim como os momentos de descanso.
Estudar fora de um ambiente adequado
Por fim, e não menos importante, é o ambiente de estudo. Muitos vestibulandos acham que isso não tem nada a ver, mas o local pode sim interferir no desempenho.
Escolha um espaço limpo, organizado e que esteja somente você estudante. Pode ser um cômodo da residência, mas é importante dialogar com a família para deixá-lo sozinho durante a sua hora de estudo.
Vale destacar que a qualidade do assento e da iluminação também deve merecer sua atenção.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Dicas de filmes para refletir a violência contra a mulher.