Os inscritos na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não puderam realizar as provas devido à covid-19 ou outra doença infectocontagiosa já podem pedir a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira. De acordo com cronograma do Inep, o prazo para enviar a solicitação vai até a próxima sexta-feira (12).
Além dos candidatos com sintomas da covid-19 ou de uma das doenças previstas do edital, podem solicitar a reaplicação aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos. De acordo com o Inep, são problemas logísticos para fim de reaplicação da prova: falta de energia elétrica (que tenha comprometido a aplicação da prova); desastres naturais; problemas do sistema; erro de execução do aplicador de prova; e lotação do local de prova.
As provas do Enem Digital foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e no último domingo, dia 7 de fevereiro. No entanto, houve relatos de participantes que não conseguiram fazer a prova por problema no sistema.
Como solicitar a reaplicação da prova
A solicitação de reaplicação deve ser feita na Página do Participante, no site do Enem. Os candidatos acometidos por alguma doença devem apresentar pelo site um laudo médico que comprove a doença. Nesse sentido, o documento deve conter: o nome completo do participante, o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10) e a assinatura de médico responsável e o nº do CRM.
De acordo com balanço do Inep, 320 participantes do Enem digital já fizeram os pedidos e 194 solicitações tiveram aprovação. Conforme calendário do exame, as provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, por meio de provas impressas. Já os resultados do Enem 2020 ficarão disponíveis no dia 29 de março.
As informações são da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.