Milhões de brasileiros realizaram no último domingo (10) o segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, algumas pessoas não conseguiram chegar a tempo por algum motivo, e agora querem ter uma segunda oportunidade de responder as questões.
De acordo com as informações do Ministério da Educação, os candidatos que perderam qualquer um dos dois dias do Enem de 2024 podem pedir a reaplicação do exame. Mas é preciso ficar atento ao prazo, porque ele acaba exatamente nessa sexta-feira (15) às 23h59.
Como solicitar a reaplicação do Enem
O processo de solicitação da reaplicação do Enem pode ser feito de maneira remota, ou seja, sem sair de casa. Para tanto, o candidato deve entrar na página do participante, a mesma em que ele se inscreveu no vestibular.
É importante destacar que a simples solicitação não garante automaticamente a sua reaplicação da prova. Uma banca analisará o pedido e vai decidir se aceita ou não a solicitação de reaplicação
Caso seja aceita, você poderá realizar a prova do Enem nos próximos dias 10 e 11 de dezembro de 2024.
Quem pode fazer a segunda chamada do Enem
É muito importante lembrar que nem todas as pessoas que perderam as provas do Enem poderão ter direito a uma reaplicação. Um cidadão que acordou tarde e perdeu o horário, por exemplo, não vai ter esse direito.
De uma maneira geral, a reaplicação será concedida apenas aos candidatos que tiveram problemas com algum tipo de doença infectocontagiosa como:
- tuberculose;
- influenza humana A e B;
- covid-19.
No caso específico de problema de saúde, o estudante precisará incluir no processo de solicitação um atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, além da classificação internacional da doença.
Se o candidato ainda está internado em um hospital, deverá anexar uma declaração da unidade de saúde onde ele permaneceu, contendo informações como nome completo e o CPF. Além disso, ele precisa informar a disponibilidade das instalações adequadas para aplicação do Enem.
Os candidatos também terão direito de realizar o exame na segunda chamada caso tenham sido afetados por problemas logísticos alheios como:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante
A reaplicação da prova
As provas de reaplicação do Enem de 2024 serão basicamente parecidas com as que foram aplicadas nas datas regulares.
No caso da reaplicação, também serão 180 questões objetivas divididas entre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
Além disso, o aluno também terá que realizar uma redação, que naturalmente terá um tema diferente em relação ao que foi aplicado na prova regular.
Gabaritos divulgados
Na quinta-feira (14), o Ministério da Educação divulgou através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os gabaritos dos dois dias da prova do ENEM desse ano de 2024.
De acordo com as informações do MEC, uma questão de física foi oficialmente anulada. Trata-se da questão que cita uma cafeteira elétrica e pede que o candidato indique a eficiência energética do equipamento. Essa foi a questão:
- 124 no caderno verde;
- 100 no cinza;
- 129 no azul;
- 102 no amarelo.
O edital oficial do Enem previa que as respostas só seriam disponibilizadas no dia 20 de novembro. Contudo, o cronograma foi adiantado, conforme informações do próprio Ministério da Educação.
O Enem de 2024 foi aplicado nos últimos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Dados oficiais indicam que mais de 4,3 milhões de candidatos estavam inscritos. A redação deste ano teve como tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.