O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam concluído o ensino médio.
Atualmente, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país em nível nacional, sendo o alvo de milhares de estudantes brasileiros.
Nesta terça-feira, dia 06 de junho, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou uma versão do edital do ENEM 2023 em Libras.
Para entender como acessar o edital e quais são os próximos passos, continue lendo o artigo completo sobre o ENEM 2023 que separamos para você.
ENEM 2023: como acessar a versão do edital em Libras?
O edital da próxima edição do ENEM foi divulgado no dia 08 de maio. Porém, nesta terça-feira, dia 06 de junho, o Inep divulgou a publicação do edital do ENEM 2023 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, os candidatos com deficiência auditiva e surdez já podem ter acesso às principais informações sobre a prova.
A sequência de vídeos do edital em Libras está disponível no canal do Inep no YouTube.
Os candidatos já podem ser inscrever no ENEM por meio da Página do Participante, no site do Inep. O mesmo prazo deve ser levado em consideração para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social na próxima edição do ENEM.
A divulgação do edital em Libras faz parte da estratégia de ampliar as oportunidades de participação da sociedade nas provas nacionais por parte do Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep.
Além disso, é válido mencionar também que o Inep já havia disponibilizado o edital do ENEM 2023 com adaptações para deficientes visuais, uma novidade da edição 2023. O documento está disponível no site do Inep e pode ser lido por meio do Dosvox, um programa de síntese de voz.
ENEM 2023: como se inscrever?
As inscrições para o ENEM permanecerão abertas até o dia 16 de junho de 2023.
Como mencionado, as inscrições para o ENEM 2023 devem ser feitas online por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep.
Confira o passo a passo de como se inscrever na prova do ENEM 2023 a partir desta segunda-feira (5 de junho):
- Preencha o formulário de inscrição com os seus dados pessoais. Os candidatos que já participaram de edições anteriores do ENEM não deverão completar todos os dados, já que alguns deles já estarão registrados na própria plataforma do INEP;
- Preencha seus dados de contato;
- Preencha o Questionário Socioeconômico;
- Indique o local de prova para o ENEM. A lista com os municípios brasileiros em que serão aplicadas as provas está disponível no site do Inep;
- Indique a opção de língua estrangeira: inglês ou espanhol;
- Crie seu cadastro e senha para utilizar na Página do Participante.
- Verifique as informações fornecidas e anexe uma foto.
Ao final da inscrição, verifique se todos os dados inseridos estão corretos.
Depois do preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos deverão pagar também uma taxa de inscrição de R$ 85,00 para participar do ENEM.
O pagamento poderá ser efetuado até o dia 21 de junho através de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Acesse o edital do ENEM 2023 para mais informações.
ENEM 2023: principais datas
As inscrições para o ENEM já começaram e poderão ser feitas até o dia 16 de junho.
Segundo a informações divulgadas pelo Inep, as provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Confira a divisão dos exames:
- 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
- 12 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.