O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais maneiras de ingresso no ensino superior no Brasil. Assim sendo, os estudantes já podem realizar a inscrição para o exame do Enem em 2023.
Enem 2023: inscrições serão abertas no dia 05 de junho
As inscrições para o Enem 2023 serão abertas na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, e é importante ficar atento aos prazos e requisitos para não perder essa oportunidade. Dessa maneira, a inscrição deve ser feita na “Página do Participante” no portal do Inep e o login deve ser realizado por meio da Conta Gov.
Uma das informações mais relevantes é o valor da taxa de inscrição, que será de R$ 85,00. Assim sendo, é importante lembrar que essa taxa deve ser paga até o dia 21 de junho para que a inscrição seja efetivada. Caso contrário, o estudante não poderá realizar as provas.
Acesse o portal do Inep
Em suma, para efetuar a inscrição, basta acessar o site oficial do Enem, no endereço eletrônico disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dessa forma, o candidato preencherá um formulário com seus dados pessoais, informações sobre escolaridade, opção de língua estrangeira e outras questões relevantes.
Todos os interessados podem participar do Enem?
Além disso, é importante destacar que o Enem é aberto a todos os estudantes que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio.
Também é possível participar como treineiro, ou seja, aqueles estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e desejam apenas se familiarizar com o formato da prova.
Uma novidade importante para o Enem 2023 é a inclusão da prova de habilidades específicas, que será exigida apenas para os cursos que necessitam dessa etapa de seleção.
Alguns cursos requerem provas adicionais
Além disso, os candidatos que desejarem concorrer a vagas em cursos como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Design e Música deverão se inscrever para essa prova adicional.
Outro ponto relevante é a solicitação de atendimento especializado para pessoas com deficiência ou necessidades específicas. Visto que os candidatos que se enquadram nessa situação devem informar suas necessidades no momento da inscrição e apresentar a documentação exigida para comprovação.
Sisu, ProUni e Fies
É importante frisar que o Enem é utilizado como critério de seleção para diversos programas e instituições de ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Portanto, é uma oportunidade única para os estudantes ingressarem em instituições renomadas.
Assim sendo, o Enem é composto por quatro provas objetivas, nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de uma prova de redação. Assim sendo, as provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, em datas a serem divulgadas posteriormente pelo Inep.
Um importante passo acadêmico
Em suma, a preparação para o Enem requer tempo e dedicação, por isso é importante iniciar os estudos o quanto antes. Existem diversos materiais disponíveis gratuitamente, como simulados, provas anteriores e conteúdos online, que podem auxiliar os estudantes nesse processo de preparação.
Portanto, não perca essa oportunidade de dar um passo importante para a sua formação acadêmica. Assim sendo, faça sua inscrição para o Enem 2023 a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de junho, e esteja atento aos prazos estabelecidos.
De acordo com informações oficiais da Agência Brasil, os gabaritos da prova do Enem serão disponibilizados no dia 24 de novembro, no portal do Inep. Ao passo que os resultados da prova de maneira individual serão divulgados a partir do dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo canal. Portanto, não perca os prazos oficiais.