A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada no ano de 1998 para funcionar como uma ferramenta de avaliação dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.
Hoje, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos centros de aplicação no Brasil.
Devido ao método TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia de correção das provas do ENEM desde 2009, a prova de matemática é extremamente importante para a composição da nota final do candidato no ENEM.
Assim, é fundamental que você consiga uma boa nota nessa prova para alcançar um bom desempenho no ENEM como um todo.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas dicas que irão te ajudar a se sair bem na prova de Matemática do ENEM. Vamos conferir quais são elas a seguir!
Entenda o formato da prova
A prova de matemática do ENEM é formada por 45 questões de múltipla escolha (objetivas), que abordam diferentes áreas da disciplina. Confira alguns dos principais temas cobrados pelas perguntas de matemática do ENEM:
- Gráficos e tabelas: questões interpretativas;
- Geometria Plana: envolvem o teorema de Pitágoras e outras fórmulas;
- Probabilidade: todas as edições da prova de matemática do ENEM abordaram pelo menos uma questão sobre probabilidade;
- Geometria Espacial;
- Estatística;
- Análise Combinatória: questões que envolvem as principais fórmulas de análise combinatória e seus usos;
- Logaritmos: envolvem cálculos com os logaritmos.
Além disso, uma boa dica para entender completamente o formato da prova é ler o edital do ENEM 2023 com atenção. Assim, você irá conhecer as competências e habilidades que podem ser abordadas por cada questão e conseguirá, dessa maneira, se preparar de forma mais eficiente.
Resolva as questões de forma estratégica
As questões de matemática do ENEM possuem um formato muito específico e complexo e, assim, você deve lidar com essas questões com muita atenção e não necessariamente da mesma forma que você faria com perguntas de outros exames.
Na prova de matemática do ENEM, por exemplo, é importante que você leia o enunciado com atenção antes de começar a resolver a questão. Ao longo da sua leitura, anote as informações e dados relevantes para a resolução da pergunta.
Se necessário, faça um esboço ou desenho para visualizar melhor a situação que está sendo proposta. Também é importante que você verifique, ao final da resolução, se a sua resposta faz sentido dentro do contexto proposto pela questão do ENEM.
Pratique a resolução de questões
É fundamental que você insira a resolução de questões do ENEM ao longo dos seus estudos. Não basta somente estudar as teorias e as fórmulas da matemática sem praticar a resolução de questões: para se sair bem na prova de matemática do ENEM, é importante que você saiba colocar o seu conhecimento em prática para resolver os mais variados tipos de problemas e de situações, uma vez que é isso que a prova vai esperar de você.
Use provas anteriores do ENEM ou bancos de questões para praticar de forma frequente a resolução de questões de matemática.
A resposta pode estar no enunciado
Uma das maiores dificuldades dos estudantes é conseguir interpretar o enunciado de uma questão de matemática do ENEM corretamente. Porém, saiba que isso é extremamente importante, uma vez que muitas vezes dicas para a resolução da questão podem estar justamente no enunciado.
Dessa maneira, é fundamental que você treine a sua habilidade de interpretação não somente para as questões de linguagens e de humanas, mas também para aquelas de matemática. Só assim você irá conseguir entender com clareza o que está sendo solicitado em cada questão e conseguir elaborar uma resolução correta e coerente.