A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998. Atualmente, a prova é aplicada todos os anos pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Uma das provas que fazem parte do ENEM é aquela de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, formada por 45 questões e aplicada no segundo dia do exame.
No ENEM 2023, o seu número de acertos nas questões de Ciências da Natureza pode fazer muita diferença para a composição da sua pontuação final e, assim, é fundamental que você saiba como enfrentar essa prova da maneira correta.
Dessa forma, para que você consiga obter um bom resultado na prova do ENEM 2023, o artigo de hoje separou algumas estratégias que irão te ajudar a turbinar a sua preparação para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vamos conferir!
Conheça a estrutura da prova
Como mencionamos, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma das quatro que fazem parte do ENEM. As suas 45 questões são divididas entre as seguintes disciplinas:
- Biologia;
- Física;
- Química.
Use provas e exercícios anteriores
A melhor maneira de conhecer a estrutura e o funcionamento das questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM é resolvendo exercícios das edições anteriores.
Estudar somente a teoria não é o bastante: é preciso que você estude também com a resolução de questões do exame para que você possa identificar as principais características e exigências da prova.
Além disso, também é interessante que você entenda como as questões do ENEM são corrigidas, já que a prova faz uso de um método particular: o TRI, Teoria de Resposta ao Item.
Cuidado com o tempo
Muitos estudantes esquecem de que o gerenciamento de tempo também é muito importante para um bom desempenho e deve ser praticado ao longo da a preparação para a prova de Ciências da Natureza do ENEM.
Tenha em mente que essa prova pode ser complexa e longa para muitos estudantes. Dessa maneira, você não pode perder tempo para resolver as suas questões, já que isso pode te deixar sem tempo para resolver todas as 45 perguntas.
A melhor estratégia para evitar problemas com o tempo é praticar a divisão do tempo disponível ainda durante os seus estudos. Quando você estiver fazendo um simulado, por exemplo, estipule um tempo máximo para a resolução das questões como se você estivesse realmente no dia da prova. Tenha em mente que simular as condições reais de tempo pode te ajudar a desenvolver a sua capacidade de gerenciamento do tempo disponível.
Treine a sua interpretação de texto
Muitos candidatos acreditam que a interpretação de texto é uma habilidade importante somente para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Porém, isso não é verdade, uma vez que diversas questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias testam não somente o conhecimento do candidato sobre os temas cobrados, mas também a habilidade que o mesmo possui de interpretar os textos e enunciados propostos.
Assim, é muito importante que você pratique a sua habilidade de interpretação de texto ao longo da sua preparação para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Uma das melhores formas de fazer isso é ler os mais variados tipos de texto com frequência e de forma ativa para turbinar a sua capacidade de leitura e compreensão de textos. Procure ler também textos de revistas científicas para ficar por dentro de assuntos atuais relacionados aos temas das ciências da natureza.
Estude os conteúdos mais cobrados com mais atenção
A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aborda alguns conteúdos com mais frequência do que outros. Para turbinar a sua preparação, você deve estudar esses temas com ainda mais atenção e frequência.
Confira quais são os assuntos mais cobrados por cada matéria da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM:
Química:
- Química orgânica;
- Estequiometria;
- Ligações químicas;
- Eletroquímica;
- Soluções;
- Termoquímica;
- Equilíbrio químico.
Biologia:
- Teorias Evolucionistas;
- Ecologia;
- Genética;
- DNA e RNA;
- Doenças humanas;
- Embriologia.
Física:
- Interpretação de gráficos e tabelas;
- Mecânica;
- Resistores;
- Capacitores;
- Calorimetria;
- Ondulatória;
- Óptica;
- Magnetismo.