Os estudantes inscritos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que não puderam comparecer nos dias de aplicação das provas poderão solicitar a reaplicação do exame.
Mas, é preciso ficar atento: o período para enviar a solicitação ao Inep, responsável pela realização do ENEM 2023, começa nesta segunda-feira, 13 de novembro. Além disso, devemos destacar que a nova aplicação das provas poderá ser solicitada somente em alguns casos.
Dessa maneira, para que você possa entender como a solicitação deve ser enviada e quem pode solicitá-la, confira o resumo sobre a reaplicação das provas do ENEM 2023 que separamos para você.
Como solicitar a reaplicação das provas?
Segundo as informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Educação, se um candidato inscrito no ENEM 2023 foi afetado por algum imprevisto que impediu a realização da prova nas datas previstas pelo calendário oficial do exame (5 e 12 de novembro), é possível solicitar a reaplicação.
Nesta edição do ENEM, a reaplicação das provas será realizada pelo Inep nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.
Para solicitar a reaplicação das provas, os estudantes que faltaram em um dos dias das provas ou nos dois dias do ENEM devem enviar o pedido por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível na Página do Participante, no site do Inep.
Os candidatos poderão encaminhar a solicitação a partir desta segunda-feira, dia 13 de novembro. Mas, é importante ressaltar que o prazo para envio do pedido será encerrado ainda nesta sexta-feira, 17 de novembro.
Quem pode solicitar a reaplicação do ENEM 2023?
O Ministério da Educação prevê a reaplicação do ENEM 2023 somente em alguns casos, veja quais são eles:
Problemas de saúde
Se um estudante contraiu determinadas doenças na semana de qualquer um dos dias de prova do ENEM 2023, ele teria o direito de faltar no exame e, consequentemente, de solicitar a reaplicação das provas do site do Inep.
No momento da solicitação, o candidato deverá enviar um documento que comprove a situação. Além disso, as doenças previstas pelo edital do Inep são as seguintes:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Varíola dos macacos (monkeypox);
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
É importante destacar, porém, que a reaplicação não será concedida a um candidato que, por exemplo, se sentiu mal no dia do ENEM e abandonou o local de provas.
Problemas logísticos
Candidatos que foram afetados por problemas logísticos que comprometeram a realização da prova nos locais determinados pelo Inep poderão solicitar a reaplicação do ENEM 2023.
Os problemas logísticos previstos pelo Inep são os seguintes:
- falta de energia elétrica no local de prova que comprometia a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
- desastres naturais que prejudicaram a aplicação do ENEM devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que provocaram em comprovado prejuízo ao candidato.
Local de prova a mais de 30 km de distância do CEP fornecido na inscrição
Nesta edição do ENEM, muitos estudantes inscritos reclamaram da distância dos locais de prova em relação aos endereços de residência informados durante a inscrição.
Diante das reclamações, o Inep afirmou que os candidatos não seriam prejudicados pela distância dos locais de prova e que todos os participantes teriam o direito de ser alocados para um local de prova que esteja localizado em um raio máximo de 30 quilômetros do CEP informado durante a inscrição.
Assim, os estudantes que foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros do próprio endereço de residência e, por esse motivo, não puderem comparecer a um dos dias do ENEM 2023, poderão solicitar a reaplicação das provas no site do Inep.