O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O Inep publicou nesta terça-feira, dia 29 de março, o cronograma do exame no Diário Oficial da União.
De acordo com o órgão, os estudantes poderão enviar os pedidos a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril. Os pedidos devem ser feitos virtualmente, por meio da Página do Participante. O prazo final para o envio das solicitações é 15 de abril.
Conforme as regras do Enem, todos os participantes que estão cursando a última série do ensino médio este ano em escolas públicas têm direito de fazer o exame gratuitamente. Os participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas e que têm renda familiar per capta de até R$ 1.818 também são isentos.
Também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os participantes em situação de vulnerabilidade que são inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os candidatos que receberam isenção na última edição do Enem e faltaram às provas devem justificar a ausência para obter o benefício novamente. De acordo com o cronograma, o prazo para justificar a ausência é o mesmo, de 4 a 20 de abril.
Resultados e provas
A divulgação dos resultados da isenção está prevista para 22 de abril. Os candidatos poderão entrar com recurso entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.
O Inep ainda não informou o período de inscrição do exame, mas informou que a aplicação das provas do Enem 2022 está prevista para os dias 13 e 20 de novembro.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!
Leia também Selecionados na 2ª chamada do Prouni 2022/1 devem comprovar informações até terça (29);saiba mais.