O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até amanhã, dia 29 de abril, os recursos contra os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 negados.
Desse modo, os estudantes com pedidos de isenção indeferidos têm até essa sexta-feira (29) para contestar o resultado por meio da Página do Participante. O prazo máximo também vale para as justificativas de ausência não aceitas pelo Inep.
O órgão publicou os resultados dos pedidos de isenção e a lista de candidatos que não fizeram a prova, apesar de terem conseguido a isenção para o Enem 2021, no dia 22 de abril.
O prazo para a interposição de recursos foi aberto na última segunda-feira (25). De acordo com o cronograma, o Inep deve liberar o resultado dos recursos no dia 6 de maio.
De acordo com as diretrizes do Enem, têm direito ao benefício da isenção da taxa as seguintes categorias de candidatos:
- estudantes de escolas da rede pública que irão concluir o ensino médio ainda neste ano;
- estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede privada com bolsa integral;
- pessoas que têm renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
- pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que é inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Provas do Enem 2022
A concessão da isenção não garante a inscrição do candidato no exame. Portanto, todos os interessados, inclusive os isentos, devem realizar a inscrição. O Inep ainda não informou o período de inscrição desta edição. No entanto, a aplicação das provas do Enem 2022 já está marcada para os dias 13 e 20 de novembro deste ano.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também BA: Universidade Para Todos prorroga as inscrições até o dia 2 de maio; saiba mais detalhes.