Na noite do último domingo (13/11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o balanço parcial do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. De acordo com as informações, 2.490.880 fizeram a prova, o número representa 73,3% do total de inscritos.
Este ano, os alunos puderam fazer a prova de forma presencial ou pela internet. Segundo os dados, 32.376 de estudantes responderam à avaliação de forma digital e o restante, 2.458.504, fizeram a prova impressa.
No total, 3.396.597 pessoas tiveram as inscrições confirmadas para o Enem 2022, todavia, 905.717 faltaram no primeiro dia, o que corresponde 26,7% do total de inscritos. Contudo, vale ressaltar que esses dados são preliminares.
Ainda segundo o Inep, 35.974 participantes receberam o atendimento especializado no Enem neste ano. A possibilidade é concedida a pessoas que se enquadram em uma das 17 condições que dão direito a meios de acessibilidade para a realização das provas.
Dessas mais de 35 mil pessoas, a maior parte das solicitações para o atendimento especializado foram por motivos de déficit de atenção, com cerca de 10.481 pedidos. Já os outros, especificamente 5.570 solicitações, foram realizadas por inscritos com baixa visão e 4.573 por deficientes físicos.
Enem 2022 com questões inéditas
No último ano, os servidores do Inep informaram que faltavam perguntas para o exame, o que significou a ausência de questões inéditas. Na ocasião, o Banco Nacional de Itens (BNI) estava sem novas inclusões, o que trouxe muitas críticas quanto a qualidade do Enem.
Todavia, segundo apuração do UOL, a prova deste ano foi feita sem a repetição de perguntas dos anos anteriores. Em contrapartida, algumas delas não passaram por pré-testes, mas a previsão é que isso não prejudique a qualidade do exame.
Confira a quantidade de questões por dia de prova:
– 13 de novembro (domingo)
– 20 de novembro (domingo)
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método usado pelos responsáveis do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliarem o desempenho dos candidatos. É devido a esta ferramenta que, mesmo que você acerte a mesma quantidade de questões que a do seu colega a sua nota será diferente.
Isso porque, a análise é considerada “antichute”. Se um candidato acertar as questões mais difíceis, mas errar aquelas consideradas fáceis, é possível interpretar que os acertos foram “chutes”. Sendo assim, essa pessoa terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas.
Confira as vantagens que a TRI traz para o método clássico de correção do Enem: