Uma das maiores preocupações de quem está se preparando para o ENEM 2020 é o tempo para responder todas as questões. Afinal, são 90 perguntas que precisam ser resolvidas em até quatro horas em cada dia de avaliação.
Para melhorar a performance, vale treinar bastante durante os meses que antecedem o exame. Pensando em ajudar você nessa empreitada, reunimos técnicas que prometem ser infalíveis. Conheça a seguir!
Em vez de ler primeiro todo o texto componente da questão, dedique sua atenção à última oração. Exatamente isso: aquela frase que geralmente apresenta a pergunta, mostrando o que está sendo pedido.
Apostar nessa estratégia faz com que você vá direto ao ponto e não perca tempo com informações que podem ser secundárias ou, às vezes, desnecessárias.
Entenda o que a questão quer, leia as alternativas e volte ao texto. Você sentirá mais confiança e não irá demorar tanto para encontrar a resposta.
Essa é uma dica para resolver o caderno de humanas ou de linguagens do ENEM, nas quais é comum ter um texto para embasar duas ou três questões subsequentes.
A artimanha consiste também em ler a última frase dos enunciados, assim como nossa dica anterior. Depois, dê uma olhada nas alternativas para captar “palavras-chave”.
Voltando ao texto-base, seu cérebro estará treinado para relacionar as tais palavras-chave, assim como filtrar o que realmente interessa e responder o que se pede.
Há quem se organize melhor passando as ideias para o papel. Então, se esse é o seu caso, use a técnica de fazer anotações em algum espaço para rascunho durante a resolução das questões. Funciona para perguntas de todas as matérias.
Você pode anotar palavras-chave, possíveis alusões, fórmulas, contas e resultados. Se isso lhe ajuda a acelerar o processo, invista!
É um método válido também para sinalizar aquelas questões que precisaram ser puladas ou que vão necessitar de revisão antes da entrega.
Não poderíamos finalizar sem sugerir o treino com provas do ENEM de anos passados.
Use os exemplares para praticar as dicas que demos nos tópicos acima, calculando o tempo e conhecendo suas aptidões e dificuldades. Tente fazer isso pelo menos uma vez por semana, intercalando com os dias de estudo.
Vale super a pena se organizar nesse sentido para não passar por apuros nos dois dias de provas. Lembrando que essas dicas também valem para o ENEM Digital. Portanto, pratique bastante e dê o seu melhor!