Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderá ter acesso às notas das provas objetivas, assim como da redação na próxima segunda-feira (29).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação, os resultados ficarão à disposição dos candidatos após as 18h. Eles estarão na página do participante, podendo ser acessada com o login e senha do Enem.
Na mesma data, a saber, haverá a publicação dos boletins de desempenho de todas as versões do Enem, com exceção das provas realizadas pelos treineiros.
- Provas impressas (primeira e segunda aplicação);
- Enem digital;
- PPL (para pessoas privadas de liberdade).
Aqueles que participaram como treineiros só poderão ver seus resultados no dia 28 de maio de 2021.
Entenda como faz a consulta da nota
O portal do candidato só dá acesso ao resultado pessoal, ou seja, não há uma lista pública com resultados de todas as pessoas que participaram.
Esqueceu a sua senha? Então você deve recuperá-la seguindo esse caminho:
- informar o CPF;
- clicar em avançar e, em seguida, em “esqueci minha senha”;
- escolher uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
- aguardar o envio do código de verificação;
- gerar uma nova senha.
A partir daí, basta entrar com o login e a nova senha, conferindo o seu desempenho e já se preparando para utilizá-la em algum programa de ensino superior.
Nota do Enem 2020 pode ser usada no SiSU
Inúmeros programas do governo costumam aceitar a nota do Enem, principalmente da edição anterior, para facilitar o ingresso em faculdades públicas ou particulares.
O Prouni, por exemplo, concede bolsas de estudo de 50% ou 100% de acordo com o interesse de cada candidato, assim como conforme a nota que ele tirou, em universidades privadas. Já o Fies aceita a nota para que o estudante possa conseguir boas condições de financiamento.
Entretanto, como em 2020 houve o adiamento do Enem para janeiro e fevereiro de 2021, os programas precisaram reorganizar seus calendários a ponto de conseguirem aceitar as notas.
Nesse sentido, o único programa que aceitará as notas do Enem 2020 é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele seleciona candidatos para universidades públicas de acordo com o desempenho. Ou seja, há uma nota de corte para cada curso desejado, assim como lista de espera e critérios de seleção.
As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.
Leia um post que mostra detalhes: 5 maneiras de aproveitar a nota do Enem
Inscrições para o Sisu começam dia 6
Inscrições: de 6 a 9 de abril
Resultado da chamada única: 13 de abril
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril
E então, está ansioso para conferir a sua nota do Enem 2020? Compartilhe com seus conhecidos!
Leia também – MPF e DPU pedem reaplicação de provas do Enem 2020 no Amazonas