5 maneiras de aproveitar a nota do Enem

A sua nota do Enem pode servir para o seu ingresso em faculdades. Isso você já deve saber, certamente. Entretanto, de que modo usá-la? Quais programas permitem? Confira tudo nessa lista a seguir!

Prouni

1 – Em faculdade particular

Como falamos, o Prouni (Programa Universidade para Todos) é o mais conhecido por sua utilização da nota do Enem de anos anteriores.

Pessoas que não têm condições de custear uma faculdade particular podem ingressar nesse projeto para tentar uma bolsa de 100% ou 50% de isenção nas mensalidades.

Para conquistar tal bolsa, porém, deve-se ter atingido a nota mínima de 450 pontos nos cadernos de questões objetivas e não ter zerado na redação.

2 – Em universidade pública

Outra possibilidade bastante visada pelos estudantes brasileiros é apostar em sua nota do Enem do ano anterior para ingressar em universidades públicas. Isso é possível através de outro programa do governo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Atualmente, tal processo seletivo é aceito por grande maioria das universidades federais, estaduais e municipais. Mas cada uma emite suas próprias regras, como a nota de corte para conseguir uma vaga nos cursos oferecidos. Tirar zero na redação do Enem, contudo, faz você perder essa chance de ingresso.

Nota do Enem no Fies

Mais uma ideia para quem pensa em ingressar no ensino superior privado. Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pelo MEC para facilitar o financiamento de mensalidades de faculdades particulares.

Os interessados podem financiar a partir de 50%, chegando às vezes em 100% das mensalidades. É algo que ajuda muitos estudantes que não têm condições de pagar os estudos no atual momento.

A nota do Enem precisa ser maior que 450 pontos e, assim como os demais projetos citados acima, a redação não pode ser zero.

Nota do Enem no Sisutec

Por meio do programa Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), pode-se usar a nota do Enem para conseguir uma vaga escolas de ensino técnico.

Há instituições de nível técnico que aceitam o resultado do Enem no Brasil inteiro. A saber, escolas particulares, federais, vinculadas a universidades, bem como as conhecidas ETEC’s e organizações do Sistema S (Sesi, Senac, Senai, e outras) permitem o uso da nota.

Concursos públicos

Poucas pessoas sabem, mas há alguns concursos públicos que aceitam a nota do Enem como método avaliativo de participantes inscritos.

Geralmente, aceita-se a nota na primeira fase do certame. Nessa fase ocorre normalmente a prova presencial com respostas alternativas e redação.

Entre os exemplos estão o concurso para bombeiros da Paraíba e o da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Graduação em Portugal

Essa não é uma notícia nova, mas é algo que muitos desconhecem. Há como aproveitar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade privada de Portugal desde 2014.

As instituições, que possuem acordo com o Ministério da Educação (MEC), aceitam a candidatura de estudantes recém-formados do ensino médio no Brasil.

O custeio para os aprovados não é só para a faculdade, mas também para hospedagem e alimentação. No entanto, a porcentagem de varia conforme as regras de cada uma.

E então, gostou de saber dessas possibilidades?

Leia também – Enem 2020: Reaplicação de provas tem abstenção de 72%

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.