O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira (04) o Edital nº 64 de chamada pública no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o edital, as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) têm início nesta quarta-feira (9) e se encerram no dia 29. O objetivo é de selecionar pessoas para atuar em atividades de certificação dos procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2020.
Desse modo, podem se cadastrar servidores públicos federais e docentes das redes estaduais e municipais.
Além disso, o candidato deve se encaixar nos requisitos descritos no edital:
- ter formação mínima em ensino médio;
- não estar inscrito como participante no Enem 2020;
- não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2020;
- e possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da internet, no endereço on-line ou no aplicativo móvel do RNC. Acesse aqui.
Capacitação e atribuições
Ainda de acordo com o edital, os colaboradores convocados deverão participar de um curso de capacitação do Inep. O objetivo é de divulgar de normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC. Desse modo, apenas aqueles que tiverem concluído 70% do curso poderão atuar como certificadores.
Assim, os servidores e professores associados à RNC têm atribuições definidas pelo Inep cerca de um mês antes da realização das provas do Enem. Nesse sentido, entre as atribuições estão:
- certificar in loco a realização adequada da aplicação das provas do Enem;
- registrar, em sistema eletrônico, o que foi observado;
- e informar ao Inep possíveis inconsistências.
Com o adiamento do Enem 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19, a aplicação das provas impressas deve ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Enquanto o Enem Digital deve ocorrer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
O resultado da chamada pública e a relação da homologação das inscrições para a RNC serão divulgados no DOU, no dia 14 de outubro.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!