Palavras homônimas homófonas que apresentam a mesma grafia e significados distintos
Encima ou em cima? Essas duas expressões fazem parte da gramática da língua portuguesa e ambas estão corretas. Encima e em cima são palavras homófonas que possuem a mesma pronúncia, porém suas grafias e significados são diferentes.
É comum ficar em dúvida se a forma correta de escrever essas palavras é encima ou em cima. A expressão em cima é uma locução adverbial que indica a parte mais elevada, na parte superior, sobre, etc. Em cima é antônimo de embaixo.
Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.
Fazendo uma referência a sinônimos e antônimos, é possível dizer que em cima é antônimo de embaixo e encima é sinônimo de coroa (conjugação verbal).
Encima ou em cima: quando usar cada uma delas?
Apesar de muitos desconhecerem a palavra encima, as duas palavras estão corretas e fazem parte da língua portuguesa. No entanto, é valido ressaltar que a depender do contexto que forem empregadas, elas podem apresentar erros.
– O copo está em cima da pia
– O copo está encima da pia.
O exemplo acima explicita a intenção do enunciado, ao dizer que o copo foi deixado sobre a pia. Desse modo, o que melhor cabe nesse contexto é a expressão em cima, que exerce a função de advérbio de lugar.
A palavra em cima, escrita de forma separada passa a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Isso significa que a primeira frase está correta e a segunda frase está errada.
– O laço branco em cima a cabeça da menina.
– O laço branco encima a cabeça da menina.
No exemplo citado, a palavra encima, escrita de forma junta, é a conjugação do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Portanto, a primeira oração está errada e a segunda está escrita de forma correta.
Em cima: locução adverbial
Locução adverbial de lugar, a expressão em cima significa a parte superior ou mais elevada de alguma coisa. A locução transmite a ideia de que algo está em um lugar mais alto ou sobre o outro. Logo, em cima, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo.
Exemplos com a expressão em cima:
– Quando cheguei em casa, ele estava no quarto fica lá em cima.
– Deixei o copo em cima da mesa para você pegá-lo.
– Ela preferiu não emitir sua opinião sobre a polêmica porque está sempre em cima do muro.
– Você só deixa para fazer as coisas em cima da hora!
O contrário da expressão em cima é a palavra embaixo que deve ser escrita de forma junta em uma só palavra. Em cima, por sua vez, é escrita separada formando uma locução adverbial.
Exemplos:
– A roupa está em cima da cama.
– O convite está embaixo do livro.
Encima: verbo encimar conjugado
Conjugação do verbo encimar, a palavra encima, escrita junto, é a forma conjugada do verbo encimar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.
A palavra não é muito conhecida e muitos nem sabem que ela existe, uma vez que o verbo é pouco utilizado. O verbo encimar é sinônimo de coroar, alçar, elevar e rematar e significa colocar ou se situar em cima ou no alto.
Verbo encimar – Presente do indicativo
Eu encimo
Tu encimas
Ele encima
Nós encimamos
Vós encimais
Eles encimam
Verbo encimar – Imperativo
Eu —
Tu encima
Ele encime
Nós encimemos
Vós encima
Eles encimem
Exemplos com verbo encimar
– O chapéu dourado encima a cabeça da princesa.
– A cruz encima aquela igreja
– A tiara encima a cabeça da garota.
Encima ou em cima: palavras homófonas
Por ter a sonoridade idêntica, muitos confundem as duas palavras. Encima e em cima são chamadas de palavras homônimas homófonas, ou seja, trata-se as de palavras que possuem a mesma pronuncia, com grafias e significados diferentes.
As palavras homófonas são aquelas que possuem o mesmo som, apesar de ter outro significado e ser escritas de formas diferentes. Ou seja, são duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos, porém possuem letras que as diferenciam quanto à escrita, bem como, possuem outro significado.
Para não confundir quando for escrever encima ou em cima, é preciso prestar atenção no contexto e lembrar que as duas palavras são de origens diferentes. Encima é um verbo conjugado na terceira pessoa do presente indicativo, já em cima é uma locução adverbial de lugar.
Curiosidades
- É comum a escrita da palavra em cima, escrita de forma junta e com m – emcima. Nesses casos, trata-se de um erro ortográfico. O erro ocorre, pois é comum os falantes equivocadamente estabelecerem uma analogia com a escrita do advérbio embaixo, que é escrito de forma junta;
- Além de encima ou em cima, é comum a confusão do uso das locuções em cima, por cima e acima. Porém essas expressões não podem ser usadas como sinônimos. Acima é um advérbio que indica na parte mais alta; em cima é uma locução adverbial que tem o sentido de na parte superior, com contato; e por cima também é uma locução adverbial que tem o sentido de na parte superior, porém sem contato;
- Na linguagem informal, usa-se ainda expressão dar em cima, que se refere a alguém que está cortejando ou interessado em uma pessoa.
Resumo sobre em cima e encima
Em cima ou encima, ambas as formas estão corretas dentro da gramática do português do Brasil. Porém, elas têm significados diferentes e são usadas de formas distintas.
A palavra ’em cima’ é uma locução adverbial e significa na parte mais elevada. Já ‘encima’ vem do verbo encimar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.