O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova nacional de uma avaliação dos cursos de nível superior no Brasil.
O período de inscrições para o Enade 2023 terminou no mês de julho. Todos os inscritos devem ficar atentos: na última terça-feira (21), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de prova do Enade 2023.
Dessa forma, para que você possa acessar os locais de prova e entender quais deverão ser os seus próximos passo no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Enade 2023. Confira!
Enade 2023: locais de prova já podem ser consultados
Conforme indicado no calendário do exame, o Inep divulgou os locais de prova do Enade 2023 na última terça-feira, dia 21 de novembro.
Os locais de prova podem ser consultados por meio do Sistema Enade. Para acessar o sistema do Enade é necessário realizar login com os dados de acesso da conta gov.br.
Ficou com alguma dúvida sobre os locais de prova do Enade 2023? Acesse o edital na íntegra e consulte mais informações.
Enade 2023: funcionamento das provas
As provas do Enade 2023 serão aplicadas pelo Inep no dia 26 de novembro, das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h, enquanto o fechamento dos portões está previsto para acontecer às 13h. O tempo mínimo de permanência na sala será duas horas.
O Inep recomenda que todos os estudantes inscritos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da avaliação. O documento não é obrigatório, mas pode ser uma ferramenta útil para confirmar os dados e informações.
As provas desta edição do Enade 2023 serão composta por 40 questões (discursivas e objetivas) divididas em duas partes: formação geral e componente específico. Veja mais detalhes sobre as questões:
- Formação geral: 10 questões (9 objetivas e 1 discursiva);
- Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões (29 objetivas e 1 discursiva).
A nota de cada estudantes no Enade 2023 será calculada por meio da média ponderada das notas obtidas em cada uma das partes. A parte de formação geral terá peso de 25% e a parte de Componente Específico da prova, por sua vez, terá peso de 75%.
Enade 2023: cursos avaliados
Como mencionado, o Enade é uma ferramenta para avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil. Ele é usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes de ensino superior em universidades brasileiros.
Os cursos avaliados foram divididos em dois grupos. Veja quais serão os cursos de nível superior avaliados nesta edição do Enade:
- I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
- II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
Segundo os dados divulgados pelo Inep, 408.037 estudantes estão inscritos e participarão da próxima edição do Enade. Do total de inscritos, 84,19% já preencheram o questionário do estudante.
Devemos ressaltar que o questionário do estudante do Enade 2023 deve ser preenchido por todos os estudantes inscritos. O procedimento pode ser feito pelo Sistema Enade e o prazo para preenchimento é o dia 25 de novembro, um dia antes da realização das provas.
Enade 2023: divulgação dos gabaritos e resultados
Segundo as informações divulgadas até o momento, o gabarito oficial das provas do Enade será divulgado no dia 08 de dezembro. O resultado final do Enade 2023, por sua vez, será publicado pelo Inep no dia 10 de setembro de 2024.