Termina na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, o prazo para envio dos pedidos de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio do Sistema Enade.
Conforme as orientações do Inep, o procedimento deverá ser feito pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. É necessário comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.
São aceitos para dispensa de estudantes os seguintes motivos: acidente; assalto; casamento; extravio; perda; furto ou roubo de documento de identificação; luto; questões relacionadas à saúde; à maternidade ou à paternidade; compromissos profissionais; e privação de liberdade.
Ainda de acordo com o edital, em casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais, a situação deve ser registrada pelo estudante e passar pela análise do respectivos coordenadores de curso.
Os estudantes que compareceram no dia da prova, mas foram eliminados por descumprirem normas de segurança não terão direito à dispensa de prova.
As provas do Enade 2022 foram aplicadas no dia 27 de novembro em todo o país. Os estudantes que faltaram no dia da prova ficam em situação de irregularidade, sendo impedidos de colar grau. O exame é obrigatório para os inscritos.
Neste ciclo avaliativo do Enade, o Ministério da Educação (MEC) avaliou os estudantes dos seguintes cursos:
Bacharelado:
Cursos tecnólogos:
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp encerra nesta segunda-feira (16) as inscrições para a seleção de Vagas Olímpicas 2023; saiba mais.