Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem solicitar a antecipação do resgate. A possibilidade funciona como uma modalidade de crédito por meio da Caixa Econômica Federal e de outros bancos. A linha de crédito foi liberada no início da pandemia da Covid-19.
Antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer que o saque-aniversário é uma modalidade que possibilita ao trabalhador resgatar parte do saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia no mês de seu aniversário, todos os anos.
Com a antecipação, ou melhor dizendo, com o empréstimo do FGTS, é possível receber de uma só vez o valor que poderia levar 5 anos para receber. A depender da instituição financeira, a quantidade de parcelas a serem antecipadas podem chegar a 10 saques.
Segundo a Caixa, o valor máximo estipulado para o empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário do trabalhador, ou ser maior que 10% do valor disponível no Fundo de Garantia. Além disso, os juros aplicados são baixos, de 3,5% ao mês, uma vez que há garantia de pagamento.
Para contratar o empréstimo, é necessário ter um saldo superior a R$ 300 nas contas ativas e inativas do FGTS, além de ter aderido a modalidade de saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS.
Para contratar o empréstimo na Caixa Econômica Federal, o trabalhador deve:
Caso ainda não tenha aderido a modalidade de saque do FGTS, siga o passo a passo abaixo:
A primeira parcela do saque-aniversário caí no mesmo ano para quem fizer a adesão até o último dia útil do mês do seu aniversário. As trocas após o mês de aniversário garantem o recebimento da parcela a partir do ano seguinte.