O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) às pessoas com deficiência e aos idosos com 65 anos ou mais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou seja, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo.
O BPC consiste no pagamento mensal de um salário mínimo ao beneficiário, que não precisa ter contribuído para a Previdência Social para ter acesso ao benefício. No entanto, para receber o BPC é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e passar por uma avaliação médica e social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Além disso, o beneficiário do BPC também pode ter acesso a uma vantagem exclusiva: o empréstimo consignado. Esta é uma modalidade de crédito que tem como principal característica o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do contratante, reduzindo assim o risco de inadimplência e possibilitando taxas de juros mais baixas.
A seguir, entenda mais sobre o empréstimo consignado pelo BPC e veja quem pode fazer e como solicitar.
O empréstimo consignado pelo BPC foi liberado pelo Governo Federal com o objetivo de estimular a economia e auxiliar as pessoas que foram afetadas pela pandemia da Covid-19.
Dessa forma, quem recebe BPC pode comprometer até 35% da sua renda mensal com empréstimo consignado. Desse total, 30% da renda pode ser utilizada para pagamento das parcelas do empréstimo e 5% para o pagamento de despesas do cartão de crédito consignado.
Porém, é importante se atentar para as regras antes de fazer o empréstimo consignado pelo BPC. Assim, confira os requisitos:
Para solicitar o empréstimo consignado pelo BPC, siga o passo a passo:
Após a aprovação do empréstimo consignado ao BPC, o valor ficará disponível na conta corrente do titular em até 5 dias úteis.
Esta é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e fácil, sem muita burocracia. Isso porque ela conta com juros mais baixos do que outras modalidades, como o empréstimo pessoal ou o cheque especial.
Além disso, o prazo de pagamento é mais longo, podendo chegar a 4 anos. Para contratar, não há consulta ao SPC e Serasa e dispensa a necessidade de emissão de boletos ou autorização de débitos, uma vez que o desconto ocorre diretamente na folha de pagamento.
As pessoas que se enquadram nas regras do programa e desejam receber o BPC, podem solicitar o benefício de forma 100% online e livre de burocracias. Confira o passo a passo: